Transporte de carga cresce 4,2% em 2012

As ferrovias brasileiras transportaram 301,2 bilhões de TKU em 2012, montante 4,2% maior em relação ao ano anterior com 289,1 bilhões de TKU. A Ferrovia Norte-Sul e a Ferronorte foram as que apresentaram maior crescimento em comparação a 2011, com 23,5% e 25,5%, respectivamente.

O crescimento na movimentação da Ferronorte se deve à inauguração do trecho de 120 km entre Alto do Araguaia e Rondonópolis, no Mato Grosso. Já a Norte-Sul é uma ferrovia nova que vem apresentando crescimento constante nas suas operações.

Em contraponto, foram constatadas quedas nos volumes de carga da Ferroeste (17,4%) e da Ferroban (12,4%).  Segundo a Ferroeste, o resultado acompanhou a queda na safra da soja.  A ALL não informou os motivos de queda nas operações da Ferroban.

O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, explica que o crescimento pequeno no transporte ferroviário de carga de 2012 acompanhou o movimento nacional. “Acompanhamos o momento critico da economia brasileira em relação à economia mundial”, enfatizou ao falar do crescimento de apenas 0,9% do PIB brasileiro em 2012.  Além disso, Vilaça explicou que os atrasos na expansão da malha e as linhas sendo utilizadas no limite operacional também colaboraram para que não haja um aumento maior nos volumes.

A tabela completa dos desempenhos do transporte ferroviário de carga e passageiros do Brasil faz parte da edição Fevereiro-Março da Revista Ferroviária. Através do site da RF, os assinantes da Revista Ferroviária poderão verificar os volumes transportados dos 10 principais produtos de cada ferrovia.

Deixe um comentário

Rolar para cima