O primeiro veículo do aeromóvel chegou na manhã deste sábado (13) a Porto Alegre e foi colocado sobre os trilhos ao lado da estação da Trensurb. O veículo, que deve começar a operar no segundo semestre, ligará a estação com o Aeroporto Internacional Salgado Filho.
O veículo, de 9,9 toneladas e capacidade para transportar 150 passageiros, saiu da fábrica da Ttrans no município fluminense de Três Rios, na terça-feira, e chegou na tarde de sexta-feira em território gaúcho. Dezenas de pessoas acompanharam a operação de içamento na Capital, que começou por volta das 10h. A unidade custou R$ 34 milhões
Para içar o veículo de 10 toneladas e 14 metros até a estrutura dos pilares do aeromóvel foi utilizado um guindaste. A circulação dos trens em um dos sentidos, no trecho entre as estações Aeroporto e Anchieta, também foi interrompida por segurança.
O aeromóvel movido por propulsão a ar é inédito no Brasil. Até hoje apenas Jacarta, na Indonésia, instalou o equipamento, patenteado pela metalúrgica Coester, com sede em São Leopoldo. O segundo vagão, para 300 passageiros, chegará entre maio e junho.
Fonte: Jornal do Comércio – RS, 13/04/2013