Criação: Comitê do Transporte Ferroviário

Presidente da AENFER eng.º Luiz Lourenço de Oliveira encaminha proposta para a Câmara Brasil-Chile.…………………………………………………………………………………………

Câmara Brasil-Chile Instala Comitê de Transportes Ferroviário

A Diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Chile aprovou no dia 03 de julho proposta apresentada pelo Engenheiro Luiz Lourenço de Oliveira, presidente da AENFER e membro titular da Câmara sugerindo a criação do Comitê de Transporte Ferroviário, visando dotar a instituição de um valioso grupo de estudos e planejamento para a ligação dos países sul americanos, por trilhos.

 

 

 

 

 

 

Foram escolhidos para compor o Comitê experientes profissionais do ramo e de  elevada qualificação administrativa cujos nomes se segue: Almir Gaspar  Ferreira, Luiz Cesário Amaro da Silveira, Luiz Lourenço de Oliveira, Manoel Geraldo Costa, Nelson Fernandes Cruz, Paulo Augusto Vivaqua que estarão ligados a Diretoria de Transportes da Câmara presidida pelo Engenheiro Claudio Ivanof Lucarevschi.

Na reunião de instalação foram apresentados dados relativo a situação atual  das ligações ferroviárias na área do Cone Sul, elaborados pelo Engenheiro Paulo Vivacqua, que oferecem  não apenas uma visão atual mas sugerem medidas e projetos de desenvolvimento, senão vejamos:

Cone Sul

Sumario Ferroviário


O transporte ferroviário de cargas entre o Brasil e o Chile é ínfimo, por falta de conexões ferroviárias de qualidade.


Chile

Região centro-sul (bitola de 1,676 m): as ferrovias não estão conectadas à rede Argentina, dependendo da construção de um trecho através dos Andes, entre Los Andes (Chile) e Mendoza (Argentina).  Existe projeto de um túnel de baixa altura neste trecho.

Região norte (bitola de 1 m) as ferrovias são administradas por empresas mineiras e pela Ferronor. Existe aqui a única conexão ferroviária direta entre o Chile e a Argentina: entre Antofagasta (Pacifico) e Salta (Argentina), cruzando os Andes a 3.914 m de altitude (passo de Socompa com baixíssima capacidade de carga).


Argentina

Regiões noroeste e centro (bitola de 1m) administrada pela Belgrano Cargas, e conectando-se, com a rede do norte do Chile em Salta. Existindo a possibilidade de sua conexão com a ALL Mesopotâmia  e assim através de Salta com Antofagasta no Chile (ressaltando-se sua baixíssima capacidade de carga em seu  estado atual).


Brasil

Conexões ferroviárias com Argentina e Chile

Estas conexões são realizadas pela América Latina Logística (ALL) que opera nas regiões Sudeste e Sul do Brasil (bitola de 1 m) e detém a concessão entre Buenos Aires e Mendoza (bitola de 1.435 m)

Portanto através da ALL, com troca de truques, atinge-se Mendoza, ponto mais próximo do Chile, donde por rodovia se alcança aquele país.

 

Texto: Vicente Luis Barbosa Marotta – Associação Comercial do Rio de Janeiro

 

3 comentários em “Criação: Comitê do Transporte Ferroviário”

  1. Pingback: https://www.kirklandreporter.com/reviews/phenq-reviews-fake-or-legit-what-do-customers-say-important-warning-before-buy/

  2. Pingback: Douceur Beauty

  3. Pingback: จดทะเบียน อย

Deixe um comentário

Rolar para cima