Rio fica sem metrô por mais de duas horas

As linhas 1 e 2 do Metrô do Rio ficaram paradas por mais de duas horas no fim da tarde e inicio da noite desta terça-feira (23). O serviço foi paralisado às 16h30 por causa do rompimento de um cabo de energia na altura da estação da Uruguaiana, no Centro. Com a pane, a circulação foi inicialmente paralisada entre Central (Centro) e Catete (Zona Sul) e, mais tarde, às 17h30, todas as estações foram fechadas para embarque, embora as composições estivessem circulando. Houve princípio de tumulto na estação Botafogo e a PM chegou a ser acionada.

O Metrô informou pelo Twitter que a pane ocorreu durante o reparo do sistema de energia.  Às 18h20, o Metrô disse que estava em processo de normalização do serviço com a reenergização do sistema. Pouco depois das 18h30, em outra nota, a concessionária informou que a situação havia sido normalizada.

A Light informou que o fornecimento para as redes de metrô está normal e não apresentou problemas nesta terça. A concessioária afirmou que qualquer problema que afete os trilhos do metrô é de responsabilidade do Metrô Rio.

 

 

 

 

 

Foto: G1, Rodrigo Vianna

 

O secretário de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, pediu aos consórcios que operam os ônibus que reforçassem suas frotas para suprir o problema no metrô.

A Agetransp abriu boletim de ocorrência para apurar paralisação do transporte. Segundo a agência reguladora, fiscais encontravam-se na via a fim de colher dados preliminares sobre o incidente. A agência informou que estava monitorando a operação do Metrô Rio.

Passageiros relatam a confusão

Passageiros informaram que as estações Central e Botafogo estavam fechadas às 17h. Muitos fiéis que iam em direção à cerimônia de abertura da Jornada Mundial da Juventude foram prejudicados.

A geógrafa Tatiana Rocha pagou para ingressar no metrô, mas teve que sair da estação da Cinelândia por causa do excesso de pessoas na plataforma. “Demorei 1 hora para passar na roleta e, quando finalmente consegui, vi que a plataforma estava lotada e que os passageiros que estavam dentro do vagão estavam saindo.Tive que sair de lá, estava muito cheio”, disse ela.

Ainda segundo Tatiana, os turistas que estavam no local ficaram confusos com a movimentação e com os vários tipos de roletas, para cartões de embarque diferenciados.  “Alguns deles me perguntaram se era sempre assim e se o embarque era confuso sempre”, disse.

A bancária Beth Mendonça informou às 17h50 que estava dentro de um vagão paralisado por 1h e meia, entre as estações da Central e Presidente Vargas, no Centro. “Embarquei na Praça XV e já havia muita fila para comprar o bilhete e para entrar na plataforma. Até agora estou paralisada no vagão. Uma senhora estava passando mal por falta de ar e foi transferida de vagão por um policial militar”.

PM foi acionada para conter tumulto Cerca de 20 PMs foram acionados para tentar conter o princípio de tumulto formado por volta das 18h na estação do metrô de Botafogo, pela Rua Nelson Mandela, na Zona Sul, onde cerca de 50 passageiros tentavam entrar na estação.

Um dos passageiros fez um cartaz bem-humorado, como forma de protesto. Ele escreveu no cartaz, #caosrj, e na frente, a frase “também quero um helicóptero”, em referência ao inquérito aberto pelo MP que investiga o uso irregular do helicóptero pelo governador Sergio Cabral.

Fonte: G1, 23/07/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima