Transporte de São Paulo sai dos trilhos

Em menos de uma semana, dois descarrilamentos de trem, ocorridos na CPTM e no Metrô, assustaram os passageiros que utilizam o transporte sobre trilhos e causaram transtornos à população.

Os especialistas ouvidos pelo DIÁRIO dizem que na CPTM esse tipo de ocorrência é mais comum – já que a via é mais antiga e recebe, além dos trens de passageiros, o transporte de cargas –, mas estranharam esse tipo de falha no Metrô.

“Na CPTM é tradicional (o descarrilamento). No Metrô é mais raro”, comentou o especialista em sistema ferroviário e consultor do Sinferp (sindicato dos ferroviários da Sorocabana), Rogério Centofanti.

Na terça passada, dia 30 de julho, um trem que seguia entre as estações Piqueri e Pirituba, na Linha 7-Rubi da CPTM, descarrilou por volta das 16h30. Nesta segunda-feira, às  11h53, o problema ocorreu na Linha 3-Vermelha, do Metrô. Segundo a empresa, houve o descarrilamento de um jogo de rodas do carro 5 de um trem próximo à Estação Barra Funda. Os passageiros tiveram de sair pela passarela de emergência. Não houve feridos.

“Pelo que sabemos até agora, o trem teve um problema no terceiro trilho, que capta energia elétrica”, disse o presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino Prazeres, no meio da tarde. “Essas falhas são consequências da degradação do sistema”, afirmou.

Em entrevista à rádio CBN, o diretor de operações do Metrô, Mário Fioratti Filho, disse que, ao descarrilar, o trem derrubou o terceiro trilho.

Centofanti diz que quanto mais distante do Centro da cidade, maior é o descaso do governo com a manutenção das linhas. “As minhas linhas (8 e 9 da CPTM) só são beneficiadas porque passam pela região da Berrini (na Zona Sul).”

Sobre o acidente da semana passada na CPTM, o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Eluiz Alves de Matos, disse que está colhendo dados. Mas ele também se surpreendeu com o acidente desta segunda no Metrô. “Não entendi”, resumiu.

A CPTM informou que termina nesta terça o prazo para conclusão da sindicância dessa falha. Para Centofanti, há três hipóteses para o acidente: trilho desgastado, rodeio gasto ou as duas coisas juntas.

Segundo o Metrô, passageiros não foram prejudicados nesta segunda

Às 16h desta segunda, a situação na Estação Barra Funda era crítica. Usuários reclamavam da demora nas paradas – que chegava a mais de 20 minutos –, da superlotação, das trocas de trens e da falta de informação. O transtorno já começava com filas enormes do lado de fora das catracas. A maioria das pessoas não sabia o que estava acontecendo, já que o aviso sonoro apenas informava que, por problemas técnicos, os trens circulavam com maiores intervalos. Segundo dados publicados no site do Metrô, a Linha 3-Vermelha atende, em média, 1,2 milhão de passageiros em dias úteis. Procurada nesta segunda, a assessoria de imprensa do Metrô disse que nenhum passageiro foi prejudicado, já que todos conseguiram realizar as viagens, mesmo com intervalos maiores. À noite, a empresa orientou os usuários para evitar a Linha 3-Vermelha e utilizar preferencialmente as linhas da CPTM. Por volta das 19h, as estações continuavam lotadas.

Fonte: Diário de S. Paulo, 06/08/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima