12/09/2013 – Palestra Histórica sobre o Visconde de Mauá

A AENFER recebeu nesta quinta-feira, 12 setembro o tetraneto de Visconde de Mauá, Eduardo André Chaves Nedehf, Marquês de Viana.

O Marquês foi convidado para falar sobre a vida empreendedora do Visconde de Mauá. Com o título “As Origens Açorianas do Visconde de Mauá”, o palestrante  falou da importância dos açorianos para o desenvolvimento do país e da primeira viagem de Irineu Evangelista de Sousa à Inglaterra com o objetivo de visitar as indústrias e tudo o que tinha de mais moderno naquele país. Ele ficou fascinado com as máquinas de produção e visitou as instalações da Stenphenson & Cº que produzia uma locomotiva movida a carvão e comprou os direitos de fabricação da máquina

Quando retornou ao Brasil, Mauá não só investiu na indústria de base. Ele tinha a preocupação de como encontrar mão de obra especializada para as indústrias no Brasil para mover essas máquinas e já estava com a ideia de fabricar navios, trens, máquinas de café, engenhos de açúcar e tudo que o país precisava.

Ele lembrou que na época do imperador D. Pedro II, Mauá explorou petróleo, ou seja, 102 anos antes da Petrobras e  construiu mais de 70 navios.

A palestra atraiu diversos associados e convidados que acompanharam e conheceram um pouco mais da história do ilustre Visconde de Mauá no ano de seu bicentenário.

O presidente da AENFER Luiz Lourenço de Oliveira agradeceu a participação do Marquês e disse que foi uma honra muito grande em recebe-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja no link material apresentado pelo palestrante:

AS ORIGENS ÇORIANAS DO VISCONDE DE MAUÁ

 

 

 

4 comentários em “12/09/2013 – Palestra Histórica sobre o Visconde de Mauá”

  1. Pingback: healing meditation

  2. Pingback: 5 meo dmt mexico retreat

  3. Pingback: เสื้อสูทผู้หญิง

  4. Pingback: buy ayahuasca tea online england,

Comentários encerrados.

Rolar para cima