PIETC-RMC e Trop apresentam lances para trilhos da Fiol

A Trop e o consórcio PIETC-RMC foram os únicos a apresentar lances no pregão promovido pela Valec nesta segunda-feira (07/10) para a aquisição de 147 mil toneladas de trilhos UIC-60E2 para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Os trilhos serão empregados na via permanente e em aparelhos de mudança de via (AMV) do trecho entre Ilhéus (BA) e Barreiras (BA). O edital do pregão foi lançado no início de agosto. O valor de referência era R$ 559 milhões.

O pregão foi dividido em cinco lotes. Agora a Valec fará a habilitação técnica e econômico-financeira das empresas e deve anunciar o resultado na próxima segunda-feira (14/10). O pregão presencial foi internacional e era por menor preço global por lote.

Segundo o aviso do pregão, a contratação da empresa é para fornecimento, descarga do navio, remoção do cais para o terminal, descarregamento em armazém, armazenamento e nacionalização dos trilhos.

A Trop é do mesmo grupo da Comexport, empresa que representa no Brasil fabricantes estrangeiros de material ferroviário. Um dos fabricantes de trilho que a empresa representa é a Moravia Steel, da República Tcheca. Já o consórcio PIETC-RMC é composto pelas empresas RMC Participação S.A. e Pangang Group International Economic  & Trading CO. LTD.

No inicio de 2011, a Dismaf disputou com a Trop Comércio Exterior a licitação para o fornecimento de 244 mil toneladas de trilhos UIC-60 para as ferrovias Oeste-Leste, trecho Ilhéus-Barreiras, e a extensão sul da Norte-Sul. A empresa forneceu o menor preço e os trilhos seriam trazidos da China, através Pangang. Mas antes do negócio ser concretizado, a Dismaf foi desclassificada por conta de irregularidades apuradas pela Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). A licitação para compra de trilhos foi adiada por diversas vezes e no mês passado e neste foram realizados os pregões par as compras separadas dos trilhos. Antes disso, em 2006 e 2009, a Valec já tinha licitado trilhos para a Norte-Sul e a Dismaf venceu as duas licitações, ofertando trilhos importados da China, também da Pangang.

A Fiol está dividida em três trechos: Ilhéus (BA) – Caetité (BA), com 537 km; Caetité – Barreiras (BA), com  485 km; e Barreiras – Figueirópolis (TO), com mais 505 km.  O primeiro trecho está em obras; o segundo aguardando licença de instalação e o terceiro em elaboração de projeto executivo.

De acordo com a Valec, a Fiol será um eixo ferroviário que dinamizará o escoamento da produção do Estado da Bahia e servirá para interligar a região aos outros polos do país, através da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO), e com a reestruturação do sistema portuário de Ilhéus.

Fonte: Revista Ferroviária, 08/10/2013

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