Projeto do trem de turismo Expresso em Barbacena-MG

 

Na última terça-feira, dia 12 de novembro, o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho fez visita oficial a Barbacena, onde realizou a entrega de máquinas e assinatura de convênios que beneficiarão mais de 74 municípios da região.

 

Durante a visita, o vice-governador recebeu das mãos do prefeito de Barbacena, Toninho Andrada e do presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Nascimento, um memorial pedindo o apoio oficial do governo mineiro para o projeto de trem turístico “Expresso Pai da Aviação”. A iniciativa visa dinamizar o turismo na região da Zona da Mata e Vertentes com um trem de passageiros ligando Barbacena ao museu de Cabangu, em Santos Dumont.

 

Segundo o Ministério do Turismo, este é um dos quatro projetos de turismo ferroviário mais viáveis na atualidade no Brasil, os demais estão nas cidades de São Carlos e São Roque , no interior de São Paulo e Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Segundo a Prefeitura de Barbacena , parceira da ONG Amigos do Trem, o único entrave é a formalização de um acordo técnico entre a ONG e a empresa MRS Logística que privatizou a ferrovia e alega que terá prejuízos compartilhando os trilhos com um trem de passageiros nos finais de semana e feriados.

 

Após esse encontro, foi elaborado um documento (Memorial em defesa do trem turístico) aprovado por unanimidade no dia 19 de novembro pelos Vereadores de Barbacena e que será enviado à ANTT. O documento foi considerado histórico, porque pela primeira vez na Câmara Municipal de Barbacena, vereadores da base do Governo e da oposição votaram juntos em prol do interesse público da cidade e região, ainda afirmando que vão unir esforços para defender o projeto do trem de turismo Expresso Pai da Aviação.

 

19/11/2013

 

Deixe um comentário

Rolar para cima