Brasil e Reino Unido vão cooperar em Transportes

O ministro dos Transportes, César Borges, recebeu nesta quarta-feira (20/11) o ministro-adjunto britânico para os Transportes, Robert Goodwill, e o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis. Na ocasião, as autoridades dos dois países mostraram interesse em cooperar na área de transportes. Mais cedo, os britânicos assinaram um programa de cooperação com a Empresa de Planejamento e Logística, estatal vinculada ao Ministério dos Transportes.

César Borges enumerou as possibilidades de investimentos em logística no país. “A produção agrícola do Brasil cresceu muito nos últimos anos, e isso nos trouxe o desafio de escoar nossos produtos – por meio de ferrovias, rodovias e hidrovias – até os portos”, explicou.

O ministro brasileiro disse que vislumbra dois meios para se atenderem todas as necessidades logísticas do país: os investimentos públicos e as parcerias com a iniciativa privada. “O Governo Federal tem aumentado substancialmente os investimentos, mas a ajuda do setor privado é fundamental”, afirmou. O ministro britânico afirmou que seu país passou décadas sem investir adequadamente em transportes e que hoje o governo faz muita parceria com o setor privado. “O Reino Unido e o Brasil têm muita coisa em comum, pois enfrentam problemas semelhantes em transportes”, disse Goodwill. “Estou ansioso para trabalhar com o governo brasileiro”, finalizou.

“A participação inglesa é bem vinda”, disse o ministro brasileiro. “Queremos dar continuidade ao acordo de cooperação já assinado com a EPL”, completou César Borges, fazendo alusão ao Memorando de Entendimento assinado pela EPL e pelo governo britânico. O acordo permite o intercâmbio de informações entre Brasil e Reino Unido e prevê ações conjuntas entre os dois países.

Fonte: Ministério dos Transportes, 20/11/2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima