Travessia da Linha 4 do Rio será feita nesta quinta

O Consórcio Construtor Rio Barra fará na próxima quinta-feira a travessia do primeiro túnel da Linha 4 do Metrô, que liga a Barra da Tijuca a São Conrado. As escavações do primeiro túnel foram concluídas no último dia 9, com a implosão do último trecho que ainda separava os dois bairros. O encontro se deu na altura da Estrada das Canoas, em São Conrado. Segundo o Consórcio Construtor Rio, responsável pela obra, o túnel tem cinco quilômetros de extensão e é o maior entre estações metroviárias do mundo. Com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 (Barra – Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia. A previsão é de que a nova linha retire das ruas cerca de 2 mil veículos por hora. Serão seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

Ao todo, já foram escavados mais de 6 mil metros de túneis de via (por onde passarão os trens) entre a Barra da Tijuca e a Gávea. Na última implosão para concluir o túnel de São Conrado foram usados 350 quilos de dinamite. Quando o lado da Zona Oeste se encontrou com o da Zona Sul, uma faixa colocada no lado da Barra trazia a frase “Parabéns, equipe”. Os operários vibraram. O túnel começou a ser aberto em setembro de 2010.

Segundo o consórcio responsável pela obra, serão construídos três acessos na estação de São Conrado: um para a Rocinha e dois para outros pontos do bairro. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa e seguir, sem baldeação, do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, à estação Uruguai, na Tijuca, Zona Norte da cidade, que deve ser inaugurada no primeiro semestres de 2014.

O trajeto Barra-São Conrado será feito em menos de seis minutos. Já o trecho entre a Barra e Ipanema será percorrido em 15 minutos e o Barra-Tijuca, em 50 minutos. O túnel Barra da Tijuca–São Conrado conectará as duas estações de maior demanda da Linha 4 do Metrô: Jardim Oceânico, com previsão de receber 91 mil passageiros por dia, e São Conrado, por onde 61 mil pessoas devem passar todos os dias. A previsão é de que a Linha 4 do metrô entre em operação no primeiro semestre de 2016.

Fonte: O Globo, 17/12/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima