Maior túnel entre estações do mundo é aberto no Rio

O primeiro túnel da Linha 4 do Metrô Rio já está totalmente aberto. O Bom Dia Rio mostrou nesta quinta-feira (19) a travessia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, para São Conrado, na Zona Sul do Rio. As obras começaram há quatro anos e, segundo o Consórcio Construtor Rio, o túnel é o maior do mundo entre duas estações de metrô, com cinco quilômetros de extensão — o consórcio não soube informar qual era o maior túnel antes.

“De metrô o percurso é feito em seis minutos; seis minutos do Jardim Oceânico até São Conrado”, contou Lúcio Silvestre, diretor de contrato do consórcio.

Três mil e duzentos funcionários trabalharam dia e noite em diferentes turnos e 300 máquinas e caminhões em apenas um nas obras de um trecho. O investimento nas obras foi de R$ 9 bilhões, segundo o governador Sérgio Cabral, que acompanhou jornalistas em visita nesta quinta. No total, serão 16 quilômetros de metrô entre a Barra da Tijuca e Ipanema.

A Linha 4 terá seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, no Leblon, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e deve transportar mais de 300 mil pessoas por dia a partir de 2016.

Trilhos em março

“Os trilhos nesse trecho começarão a ser colocados em março. Essa linha oferece qualidade de vida para os cariocas. É uma nova etapa na cidade”, disse Cabral.

O túnel da Linha 4 vai ser um alívio para quem enfrenta trânsito todo dia; ele fica a dez metros do nível da rua, ou seja, não é muito profundo. O túnel foi construído sob a Pedra da Gávea e ganhou uma camada de concreto e barras de aço ao longo do trajeto para aumentar o nível de segurança. “Não há nenhum risco. É totalmente seguro. Está totalmente nas normas e condições de escavações e geotécnicas. É totalmente seguro”, afirmou Silvestre.

Altar com a Santa Bárbara

No final da travessia, a equipe do Bom Dia Rio encontrou um altar com a Santa Bárbara. Ela é considerada a santa protetora dos tuneleiros. “Eu pelo menos acredito muito, tem muitos trabalhadores aqui que acredita e ao termino do meu trabalho, eu vou ali, agradeço por ter um dia de trabalho bom, seguro e que me proteja até a minha chegada ao meu lar, na minha casa”, contou o motorista Venâncio Luiz Francisco.

Linha 3 em 2014

Cabral informou ainda que a licitação para as obras da Linha 3 do metrô, que vai ligar Niterói a São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, deve começar no primeiro semestre de 2014.

Fonte: G1 Rio, 19/12/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima