ANTF recebe comitiva japonesa

O setor ferroviário de cargas brasileiro é alvo de interesse de vários países. No ano passado, a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) recebeu comitivas da Rússia, da Espanha e da Argentina. Desta vez, foi o Japão. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca e do Instituto de Pesquisa de Financiamento Agrário do Japão visitaram a associação para conhecer detalhes sobre o setor ferroviário de carga brasileiro, em especial o transporte utilizado no agronegócio.

Segundo o economista-chefe do Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, Junichi Shimizu, o Japão é um grande importador de alimentos, sendo o Brasil um dos principais parceiros comerciais.

Equipe da ANTF apresenta as ferrovias para comitiva do Japão

Shimizu explicou que os compradores sempre querem conseguir o melhor preço. E o que eles têm observado é que os produtos agropecuários brasileiros apresentam preços bastante competitivos, porém o custo final torna-se elevado devido aos valores gastos com a logística de transporte. “De acordo com nossos levantamentos comparativos de produtividade com outros países, como os Estados Unidos, observamos que um dos fatores que mais pressionam os custos da produção brasileira é o tipo de transporte utilizado no País, predominantemente rodoviário. Então, acreditamos que utilizando o modal ferroviário poderíamos baratear esses valores”, revelou Shimizu.  O objetivo da visita à ANTF é de realizar um estudo da utilização das ferrovias como alternativa de transporte mais econômica e apresentar aos órgãos competentes do Japão para que avaliem a possibilidade de incluir em suas políticas comerciais e internacionais com o Brasil a indicação da utilização do modal ferroviário.

O Japão importa hoje o equivalente a US$ 3 bilhões em produtos agropecuários do Brasil. O frango congelado e in natura é um dos principais, sendo que 90% do total consumido no país provêm do Brasil. Milho, soja, farelo de soja e café brasileiros também são produtos importados em grande escala.

Fonte: ANTF, 16/01/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima