Viaduto começa a receber os trilhos do VLT

Parte do pacote para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá, o Viaduto do Aeroporto, que liga o Centro de Comando, Operação e Manutenção do VLT (antiga Vila Militar) à Avenida João Ponce de Arruda, começou a receber os primeiros trilhos para passagem do novo modal de transporte coletivo.

A informação foi dada pelo secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, durante a liberação do tráfego sobre o Viaduto da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, na quarta-feira (12).

“Quem passa hoje pelo Viaduto do Aeroporto já pode ver que teve início, há alguns dias, a instalação dos trilhos. Os trilhos já vinham sendo instalados no Centro de Manutenção e, agora, estão seguindo pela via permanente”, disse.

Segundo Guimarães, o Governo do Estado permanece com a prioridade de garantir a implantação da via permanente do VLT até a região do Porto até a Copa do Mundo. O trecho pertence ao Eixo 1 (Aeroporto-CPA).

O secretário afirmou que os trabalhos para implantação da via permanente também já foram iniciados nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB.

“Estamos executando, principalmente, a parte viária, que consiste em fazer a drenagem, o alargamento das pistas e construir as calçadas. Isso é, hoje, uma etapa prioritária”, afirmou.

A obra

Diferente de outras obras do VLT que são rodoferroviárias – para passagem do VLT e do trânsito em geral –, o Viaduto do Aeroporto servirá exclusivamente para a saída e chegada dos trens do VLT no Centro de Comando e Controle.

Com 220 metros de extensão e nove metros de altura em seu ponto mais elevado, o elevado está sendo construído no entroncamento das avenidas João Ponce de Arruda, Senador Filinto Müller e Presidente Arthur Bernardes.

O viaduto começou a ser construído no final de abril de 2013 e é constituído de duas faixas de rolamento (fluxo e contra fluxo) para passagem do VLT, totalizando oito metros de largura.

De acordo com a Secopa, a função do viaduto no local é dar mais celeridade no transporte e garantir o conforto dos visitantes esperados para assistirem os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, bem como a população que deverá usar o transporte para chegar ou deixar o Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

Atualmente, segundo a pasta, os trabalhos estão concentrados nas atividades de acabamento e terra-armada. Além disso, também está sendo instalado o guarda-corpo no viaduto.

Já na lateral da obra, segue em execução a construção de uma rotatória para interligação entre as avenidas e acesso ao aeroporto.

A pasta afirmou, ainda, que todo o serviço de drenagem já foi finalizado e que os trabalhadores estão executando a terraplenagem e pavimentação no local.

VLT

O elevado é parte do pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – orçado em R$ 1,477 bilhão.

A obra é executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

Fonte: Mídia News, 13/02/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima