Volta da Maria Fumaça de Bauru não tem data

Após três meses do acidente com o trem que descarrilou e matou oito pessoas em São José do Rio Preto, no dia 24 de novembro de 2013, os passeios de trem ainda estão suspensos em Bauru (SP). Como os trilhos usados são da mesma empresa que administra a malha onde aconteceu o acidente, os vagões e trilhos precisam passar por adequação para que tenham mais segurança.

Antes da suspensão, todos os meses eram feitos de 5 a 7 passeios de Maria Fumaça sempre no terceiro domingo do mês e as pessoas ainda ligam perguntando sobre a volta do passeio. “Todo mês quando vai chegando a data do passeio, umas 30 pessoas ligam perguntando”, conta o auxiliar administrativo do Museu Ferroviário de Bauru, Paulo Ferreira. Ele também estima que cerca de 9.100 pessoas fizeram o passeio em 2013.

Os passeios de dezembro, janeiro e fevereiro não foram realizados, o que acaba prejudicando uma parte importante do turismo histórico da cidade.  A história de Bauru está diretamente ligada com a da ferrovia. A cidade cresceu em volta da estação ferroviária, já que a necessidade de instalação de comércios, alojamentos, casas para os funcionários fez com que começasse o crescimento populacional. Mas as construções de rodovias no Brasil deixaram a ferrovia de lado.

Os passeios, o barulho dos trens, a chegada e saída das pessoas, o cheiro da máquina, tudo isto acabou ficando apenas na memória de quem viveu naquele tempo e os passeios turísticos buscam relembrar essa história para quem acompanhou a decadência dos trens, além de mostrar como era andar de trem, para quem nasceu depois deles terem deixado de ser usados com frequência.

Em Bauru, o percurso é de apenas 800 metros, mas era um momento de voltar no tempo e também de mostrar quais os benefícios de utilizar este transporte. A questão do meio ambiente é sempre lembrada pelos amantes das ferrovias, já que o transporte não polui tanto quanto o transporte rodoviário.

Todos os passeios eram feitos na Maria Fumaça. O trem foi restaurado e ficou parado por três anos, mas voltou a circular em 2011 após um acordo da prefeitura com a concessionária que administra os trilhos.

O secretário de Cultura de Bauru, Elson Reis, contou que a cidade só realizou o último passeio em dezembro de 2013, porque era algo especial: a chegada do Papai Noel na cidade de trem, que já é tradição do natal bauruense. “Depois já não tivemos mais autorização da América Latina Logística (ALL) para rodar com os turistas”, afirmou o secretário.

O passeio acontecia todo 3º domingo do mês, saindo do Museu Ferroviário, mas a prefeitura estudava aumentar os dias de passeio para atender a procura antes da suspensão. O secretário garantiu que depois do carnaval pretende ir à Curitiba, onde fica a central da empresa, para tentar a autorização.

A ALL informou em nota que aguarda o envio do projeto de trem turístico para análise de suas áreas técnicas e posterior aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A concessionária informa que, anteriormente, o Trem Turístico era realizado em Bauru apenas de forma eventual. Atualmente, a prefeitura vem buscando promover o passeio com mais frequência, o que torna necessário o envio de projeto do trem turístico, conforme resolução 359 da ANTT.

Passeio autorizado

Em Paraguaçu Paulista o passeio do trem turístico ‘Moita Bonita’ também chegou a ficar parado nos meses de dezembro, janeiro e primeira quinzena de fevereiro. Mas, o passeio, que acontece todos os sábados e domingos, foi novamente autorizado na última segunda-feira (17).

Segundo assessoria de imprensa da prefeitura, as viagens tinham sido suspensas no dia 30 de novembro, porque a ALL interrompeu,  temporariamente, a utilização da linha para trem de passageiros e carga em todo estado de São Paulo. Ainda segundo a assessoria da prefeitura, o motivo para a suspensão das atividades também deu-se depois do acidente em São José do Rio Preto, quando a ALL estabeleceu novos procedimentos de segurança com objetivo de preservar a integridade física e segurança dos passageiros.

Para que o passeio voltasse a fazer parte das opções de turismo da cidade todas as documentações estabelecidas no Contrato Operacional Específico (COE) foram atualizadas, como apólices de seguro, realização de inspeção de segurança periódica de caldeiras, plano de atendimento emergencial e inspeção nos carros de passageiros.

A Prefeitura realizou ainda a poda de galho de árvores no trecho de 12 km entre Paraguaçu e o Distrito de Sapezal, trajeto do passeio. Já a ALL realizou a regularização da linha e a troca de dormentes no trecho. Técnicos da concessionária estiveram no local e verificaram as alterações. O primeiro passeio realizado após a autorização foi neste sábado (22).

O trajeto em Paraguaçu Paulista dura três horas em um percurso de 24 quilômetros, entre ida e volta, aos sábados e domingos, às 9h, saindo da Estação de Embarque da antiga Estação Ferroviária. As viagens devem ser programadas pelo telefone (18) 3361-6165. Os valores variam de R$ 15 a R$ 20.

Sobre o acidente

Nove composições carregadas com milho descarrilaram por volta das 17h do domingo, 24 de novembro, no Jardim Conceição, em Rio Preto, atingindo duas casas e afetando outras duas. Foram confirmadas oito mortes, entre os mortos duas crianças (de 2 e 6 anos), quatro mulheres e dois homens.

Outras sete pessoas foram socorridas pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital de Base e a Santa Casa da cidade.

Em nota ao G1, a ALL disse que  “a concessionária responsável pela operação no trecho lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e se solidariza às famílias e vitimas, a quem dará todo suporte e apoio. Por meio do centro que controla remotamente, via satélite, toda a operação, a empresa confirmou que a composição transitava dentro dos limites de velocidade do trecho. As causas do acidente serão investigadas por meio de sindicância”.

Fonte: G1 Bauru e Marília, 24/02/2014

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