A primeira estação de embarque e desembarque do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) deve ficar pronta até junho deste ano. A obra é realizada em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e está com a fundação pronta. Agora, está sendo feita a drenagem e colocação da estrutura metálica de cobertura do local. Essa estação deve ter 65 metros de comprimento por 19 de largura. O projeto prevê também a implantação de bilheteria, catraca, sanitários, lixeiras, assentos e piso tátil para locomoção de cegos.
De acordo com o André Bento, arquiteto de tráfego do VLT, essa obra deve ser diferente das demais. “Nesse caso, a estação do aeroporto é acoplada à área de embarque do próprio aeroporto, então o viário passará ao lado, ou seja, eliminamos o conflito entre veículos e pedestres. Assim que as pessoas descerem no terminal de ônibus elas poderão acessar a estação de trens do VLT sem ter a interferência dos veículos”, esclareceu o arquiteto.
No entanto, o contrato assinado com o consórcio de empreiteiras responsáveis prevê a construção de 33 estações, que devem ficar prontas somente no fim do segundo semestre deste ano. “Tem que ficar pronta pelo menos as avenidas. Se concertarem e deixar do jeito que estava antes já está bom demais”, reclamou o comerciante Alberto lopes.
Nas obras da estação do Porto, na capital, que começaram há cerca de um mês, foi feito o estacamento e começa a parte de complementação na estrutura das baias, onde será realizada a pavimentação do terminal. Essa estação deve ficar pronta junto com as demais, também no fim de 2014.
No eixo de 15 quilômetros, entre o aeroporto e a região do Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, a linha 1 do transporte deverá contar com 22 estações de embarque e desembarque. E a linha 2 com mais 11 estações. Além de 4 terminais intermodais para o acesso entre ônibus e VLT. Para a construção das estações foi destinado um valor de R$ 1,4 bilhão.
Fonte: G1, 12/05/2014