Estação de trem de Vassouras completa cem anos e ganha festa

RIO – De 1914 até 1970 ela era o ponto de partida ou de chegada dos barões do café ou de moradores que vinham ou voltavam do Rio, onde o embarque e desembarque eram feitos na gare da Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho. Três dias de festa — que começou nesta sexta-feira e vai até domingo — vão marcar o centenário da estação de trem de Vassouras, inaugurada em 30 de março de 1914 pelo Marechal Hermes da Fonseca, então presidente do Brasil.

A comemoração também festejará a inauguração do Memorial do Trem, que vai resgatar a memória da ferrovia, e do Centro de Visitantes de Vassouras, cidade que recebe cerca de três mil turistas por mês, na baixa temporada, para visitar o Centro Histórico e as fazendas centenárias. O governador Luiz Fernando Pezão visita neste sábado o memorial.

Durante 56 anos, o trem foi o principal meio de transporte entre o Centro-Sul do estado e a capital. Com o fim da ferrovia, a Estação de Vassouras, no Centro Histórico da cidade, ficou abandonada até ser comprada pela Fundação Educacional Severino Sombra, que doou espaços para o memorial e para o centro de visitantes. O pequeno museu exibirá peças dos trens, calculadoras, carimbos e equipamentos usados pelos ferroviários, além de fotografias antigas.

— Pessoas que viveram aquela época se emocionaram ao entrar no memorial antes da abertura. Voltaram às suas casas e trouxeram fotos e peças para o museu, que está resgatando uma história apagada há 44 anos, desde que o último trem chegou à estação — disse a coordenadora de Turismo de Vassouras, Vivian May.

Para marcar a data, uma Maria Fumaça, emprestada pelo Hotel Fazenda Ribeirão, ficará ao lado da estação até domingo. A secretária de Turismo de Vassouras, Fernanda Cunha, disse que o evento é o primeiro passo para o movimento para a criação do Trem Turístico de Vassouras, que poderá percorrer distritos onde ainda existem antigas estações.

— O memorial resgata parte da história de Vassouras e do Centro-Sul fluminense e está despertando a curiosidade das pessoas sobre a época do Vale do Café. Vamos iniciar um estudo de viabilidade para a criação do trem turístico, um antigo sonho da cidade.

Fonte: O Globo, 30/05/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima