Estado receberá lote de quatro trens por mês

A partir de julho, um lote de quatro trens chineses chegará ao estado do Rio de Janeiro a cada mês. As composições foram compradas pelo governo do estado. A previsão é que os carros entrem em operação plena em até 90 dias. Ontem, três composições vindo do país asiático desembarcou no Porto do Rio de Janeiro.

“Este reforço permite que atualmente o sistema de trens transporte quase o dobro de passageiros que utilizavam o modal em 2007. Além dos avanços nos trens, metrô, barcas e transporte rodoviário também passaram por melhorias, sem falar no Bilhete Único Intermunicipal. São importantes avanços em relação à mobilidade urbana”, disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O governo do estado adquiriu na China, 60 novos trens para circularem na Malha Ferroviária da SuperVia. Quando começarem a circular, as composições representarão aumento diário de 576 mil lugares nos ramais ferroviários do Grande Rio.

Os vagões contam com novos circuitos de tração e frenagem e os interiores são mais amplos e confortáveis, equipados com ar-condicionado, TVs, painéis de informações de LED e câmeras de monitoramento. A licitação foi considerada a mais rápida da história do Banco Mundial, registrando o valor mais baixo em compra de trens na América Latina. Com financiamento do Banco Mundial, o governo estadual investiu US$ 306 milhões na aquisição dos novos veículos, fabricados pelo consórcio chinês CMC/CNR/CRC.

As composições se somarão a outros 30 adquiridos pelo governo, que circulam nos ramais da SuperVia desde fevereiro de 2012. Em 2007, a concessionária atingia média diária de 325 mil passageiros por dia, e tinha apenas 10 trens climatizados. Atualmente transportando 600 mil passageiros/dia, o sistema opera com 180 trens, sendo 104 com ar condicionado. Até o dezembro de 2014, serão 150. Toda a frota será refrigerada até o fim de 2015.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO – RJ, 12/06/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima