Chineses e Camargo Corrêa fecham parceria

BRASÍLIA > A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil já resultou em, pelo menos, um acordo formal para investimentos de empresas chinesas no setor de infraestrutura do país. A gigante do setor de Ferrovias China Railway Construction Corporations (CRCC) firmou com a construtora brasileira Camargo Corrêa um termo de acordo para promoverem estudos de viabilidade em projetos de concessões nessa área.

Em evento com mais de cem chineses, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, indicou ontem que investimentos chineses em infraestrutura poderão reduzir o custo de exportações de commodities agrícolas e minerais, de grande interesse daquele país.

– A implantação de novas Ferrovias em direção ao Norte do país significará um reordenamento da logística de grãos, permitindo uma significativa redução de fretes.

Ontem, havia ainda a expectativa de que os governos de Brasil e China assinassem um memorando de cooperação para Ferrovias, o que teria estimulado a aproximação de Camargo e CRCC. Na semana passada, o Ministério dos Transporte prorrogou até o fim deste mês o prazo para inscrição de grupos interessados em oferecer estudos para instalação de Ferrovias, permitindo, portanto, o ingresso desses novos parceiros no negócio.

Lançado em agosto de 2012, o programa de concessões de Ferrovias é o único que ainda não deslanchou. Com um plano ambicioso de quase R$ 100 bilhões em 11 mil novos quilômetros de Ferrovias, o governo federal ainda não conseguiu fazer um leilão sequer. Passos disse ontem que isso só ocorrerá quando o governo tiver certeza de que haverá interessados. Desde 2012, o governo vem fazendo ajustes no programa, cujo principal risco passa pela estatal Valec.

Os primeiros trilhos fornecidos pelos chineses para as Ferrovias nacionais já embarcaram em direção aos portos de Santos (SP) e Ilhéus (BA). Segundo Passos, esses trilhos devem chegar ao Brasil na segunda quinzena de agosto. Boa parte dos trilhos a serem instalados na Ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul serão fornecidos pelo consórcio envolvendo as empresas RMC, do Brasil, e a chinesa Pangang. O prazo inicial para início das entregas pela Valec era julho. O primeiro contrato foi para aquisição de 95,4 mil toneladas de trilhos, no valor total de R$ 402,4 milhões.

Fonte: O GLOBO, 17/07/2014

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