Cenário positivo para o setor metroferroviário

O segmento metroferroviário está otimista com as perspectivas de expansão e modernização dos trens e metrôs urbanos. Reunidos na 17ª Feira Negócios nos Trilhos – NT Expo, promovida pela UBM Brazil, os principais players do mercado debateram as demandas do setor e apresentaram os projetos de infraestrutura e de soluções tecnológicas e operacionais em desenvolvimento pelas operadoras.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, o aumento da malha de apenas 3% ao ano é insuficiente para atender ao crescimento da demanda em torno de 10%. “Temos 29 projetos metroferroviários em andamento no País e precisamos de mais”, destaca.

Para estimular as oportunidades de novos negócios, a ANPTrilhos promoveu, durante a NT Expo, o 2º Encontro Nacional dos Fornecedores e Compradores de Suprimentos Metroferroviários. Foram mais de 90 reuniões de negócios entre as principais empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos do segmento e as operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos Metrô Rio, CBTU, ViaQuatro, Metrô SP, CPTM,  SuperVia e Metrô DF .

“Criamos um ambiente de negócios entre compradores e fornecedores. Os operadores de transportes de passageiros sobre trilhos puderam conhecer os novos serviços e produtos disponíveis no mercado. A aproximação, proporcionada pelo encontro, deve facilitar o contato entre eles e estimular a geração de novos negócios no mercado lá fora”, conta Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos.

A NT Expo também contou com a 2ª edição do Rail Brazil Tech & Business Summit, onde os representantes das operadoras discutiram as demandas do transporte de passageiros para os próximos anos, como a redução do custo das operações, a necessidade de renovação da frota metroferroviária, os investimentos em tecnologia de ponta para melhorar a comunicação, agilidade e segurança do transporte, e a atualização de sistemas para garantir a sustentabilidade ambiental.

Fonte: ANPTrilhos, 17/11/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima