Trem do Samba parte neste sábado, 6, da Central do Brasil

O Dia Nacional do Samba é nesta terça-feira, mas a tradicional comemoração, no Trem do Samba, será no próximo sábado. É quando a estação Central do Brasil, da SuperVia, recebe os grandes bambas do ritmo carioca para festejar a data em grande estilo. Iniciada no século passado, a tradição passou a ser mantida anualmente, há 19 edições, por um animado público que refaz o trajeto de trem entre Central e Oswaldo Cruz da mesma forma que os sambistas faziam na época de Paulo da Portela. Para ter acesso aos trens do evento basta levar um quilo de alimento não-perecível, que deve ser entregue no Corredor Cultural da estação Central do Brasil, ou comprar uma passagem diretamente na bilheteria. O evento provocará algumas alterações no trânsito da região.

Considerado o segundo principal evento de samba na cidade do Rio depois do Carnaval, a abertura do Trem do Samba será às 13h de sábado, na Central do Brasil, animada por DJs. Os tamborins dão início ao aquecimento das comemorações a partir das 15h, com shows gratuitos das velhas guardas das ecolas de samba Império Serrano, Vila Isabel, Mangueira e Portela. Também subirão ao palco o Cacique de Ramos, Nelson Sargento e Wilson Moreira, entre outros. A festa terá continuidade dentro dos trens, a caminho de Oswaldo Cruz, onde diversos artistas se apresentarão em três palcos espalhados pelo bairro.

Para chegar ao local, a SuperVia informa que vai disponibilizarar quatro trens, todos com ar-condicionado, em viagens diretas para a estação Oswaldo Cruz. O samba também segue viagem dentro dos trens, com 32 rodas de sambistas distribuídas por todos os carros, com grupos como Samba no Sítio, Clube do Samba, Criolice, Bip Bip, Democráticos de Guadalupe, Beco do Rato e Mestre Faísca. Os trens sairão da Central, entre 18h24m e 19h24m, a cada 20 minutos.

A Prefeitura do Rio, através da CET-Rio, informa que, para a realização do evento, trechos das ruas João Vicente, Átila da Silveira e Estrada do Portela serão interditados. As alterações no trânsito terão início às 18h, e as pistas serão liberadas à 1h. A operação contará com a participação de controladores de trânsito, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários. O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na sinalização, se for necessário.

CONFIRA AS INTERDIÇÕES

Rua João Vicente, trecho compreendido entre a Rua Andrade de Araújo e a Estrada Henrique de Melo.

Rua Átila da Silveira, trecho compreendido entre a Rua Carolina Machado e a Rua Fernandes Marinho.

Estrada do Portela, trecho compreendido entre a Rua Professora Maria Teixeira e a Rua Ernesto Lobão.

DESVIOS DE TRÂNSITO

Os motoristas procedentes da Rua João Vicente com destino à Rua Agostinho Barbalho deverão seguir o itinerário: Rua João Vicente, Estrada Henrique de Melo, Rua Quiroã, Rua Mogurari, Rua Henrique Braga, Rua Carlos Xavier, Rua Filomena Fragoso, Rua João Vicente e Rua Agostinho Barbalho.

Já os que se dirigem da Rua João Vicente com destino à Estrada Henrique de Melo deverão seguir pelas ruas João Vicente, Andrade de Araújo, Praça Cândido Portinari, Pereira de Figueiredo, Paulo Prado, Mogurari, Mataquiá e Estrada Henrique de Melo.

Os motoristas procedentes da Rua Frei Bento com destino à Rua Fernandes Marinho deverão seguir pelas ruas Frei Bento, Carolina Machado e Fernandes Marinho.

E quem vem da Estrada do Portela com destino à Rua Carolina Machado (sentido Cascadura) deverão acessar a Estrada do Portela, ruas Maria Teixeira, Taubaté, Frei Bento e Carolina Machado. Enquanto quem vem da Estrada do Portela com destino à Rua Carolina Machado (sentido Bento Ribeiro) deve acessar a Estrada do Portela, Rua Firmino Fragoso e Rua Carolina Machado.

Fonte: O Globo, 03/12/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima