Estação só será aberta depois dos Jogos Olímpicos

RIO — A estação Gávea da Linha 4 do metrô só será inaugurada em dezembro de 2016, depois da realização dos Jogos Olímpicos, em agosto do ano que vem. O estado confirmou, nesta quarta-feira, que a estação teve o prazo alterado devido a mudanças feitas no projeto original. Planejada para ter dois níveis, visando a uma futura expansão do sistema, ela terá apenas um mas com plataformas distintas. Uma delas para operar o sistema existente e uma segunda para atender a expansões futuras. Os cronogramas da fase final das obras e de operação da Linha 4 foram apresentados nesta quarta-feira pelo secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e pelo subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira.

Osorio e Vieira confirmaram que a Linha 4 começará a funcionar para o público em junho de 2016, fora dos horários de pico, entre Barra e Ipanema, com cinco estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. A operação do sistema com passageiros nos mesmos horários das linhas 1 e 2 começará em julho. Mas, nos primeiros meses, não haverá conexão direta com as Linhas 1 e 2. O usuário que estiver no Jardim Oceânico e quiser chegar ao Centro ou à Tijuca, por exemplo, terá que descer na estação General Osório e seguir viagem em outra composição que opera na Linha 1. No caso da Linha 2, a conexão com a Linha 4 passará a acontecer no futuro na Praça General Osório.

— As obras na Linha 4 (exceto na Gávea) terminam em janeiro de 2016, quando começam os testes operacionais entre Barra e São Conrado, sem passageiros. Em maio de 2016, os testes serão entre Leblon e Ipanema. A partir de junho, a Linha 4 começa a operar com passageiros — explicou Osório.

PRIMEIRO TREM CHEGA ESTE MÊS

Segundo Vieira, o primeiro dos 15 trens fabricados na China para a Linha 4 chega ao Porto do Rio entre os dias 18 e 27 deste mês. Outras duas composições foram embarcadas em 30 de dezembro e estarão no Rio até março. A última composição, ainda em fabricação, será embarcada até o fim de julho. Ao chegarem ao Rio, os trens serão testados nas linhas 1 e 2.

— Cada trem passará por testes que podem levar de 90 dias, no caso dos primeiros, a três semanas, no caso dos últimos. Após os testes, vão rodar com passageiros durante algum tempo na Linha 1, até a conclusão da Linha 4 — disse Vieira.

Apesar dos problemas com o tatuzão — apenas 450 dos 5 mil metros foram escavados até agora entre Ipanema e Gávea — Osório assegurou que as escavações terminarão a tempo. Os prazos para o avanço do equipamento, sempre a cada segunda quinzena do mês são: março (Nossa Senhora da Paz), agosto (Jardim de Alah), outubro (Antero de Quental) e dezembro (Visconde de Albuquerque). O trecho Barra-Gávea é escavado de forma tradicional.
Fonte: O Globo, 15/01/2015 

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