Secretário visita obras do metrô em São Conrado

RIO – O secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, visitou na manhã deste sábado as obras da estação São Conrado da Linha 4 do Metrô, que ligará Barra da Tijuca e Ipanema. O secretário destacou a importância da estação para moradores da região e disse que será instalado um posto de atendimento de Bilhete Único, integrado com os ônibus municipais e intermunicipais. A previsão é de que a estação São Conrado – assim como toda Linha 4 – comece a operar em junho de 2016, mas fora do horário de pico. O funcionamento pleno começará a partir de julho do mesmo ano. A obra deverá beneficiar cerca de 61 mil pessoas por dia.

– Estamos colocando a Rocinha perto de todo o Rio de Janeiro. Esta é a grande diferença deste projeto – disse Osório, ressaltando a abrangência da Linha 4, que terá 16 quilômetros de extensão. – Isso é praticamente a mesma extensão de metrô em túneis escavados, entre as estações Uruguai e General Osório, que tem 17 quilômetros. Estamos fazendo em sete anos, tudo o que se construiu nos últimos 40.

A estação São Conrado terá dois acessos: um na Rocinha e outro na Estada da Gávea, próximo ao número 600. Cada entrada terá duas claraboias de 16 metros de diâmetro na área das bilheterias e catracas. Neste trecho, segundo Osório, já foram instalados sete dos 35 quilômetros de trilho que vão compor toda a Linha 4. As escavações já terminaram, mais ainda restam aproximadamente três quilômetros de rocha a serem retiradas entre as estações Nossa Senhora da Paz, Antero de Quental e Jardim de Alah.

A distância de cinco quilômetros entre as estações São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra, deverá ser feita em apenas seis minutos.

– O trajeto entre a Barra e o Centro do Rio poderá ser feito em pouco mais de meia hora. Saindo da Rocinha, o trecho durará cerca de 25 minutos. Hoje o tempo é de uma hora e meia – disse Carlos Osório. – A obra vai retirar cerca de 2 mil veículos das ruas em horário de pico.

Para o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Sérgio Ancelmo Rodrigues, a estação vai trazer vários benefícios:

– Estamos felizes porque o metrô vai representar uma economia de tempo e dinheiro. E haverá mais conforto para os moradores da Rocinha. As obras estão atrapalhando um pouco o trânsito, mas seremos recompensados no futuro. É um ganho que precisa ser valorizado.

O custo da obra de toda a Linha 4 do metrô é de R$ 8,79 bilhões.
Fonte: Extra online, 07/02/2015

 

Deixe um comentário

Rolar para cima