SuperVia terá um canal de comunicação direto com a Polícia Militar

RIO – Após o arrastão que deixou passageiros em pânico dentro de um trem, a SuperVia vai ganhar um canal de comunicação direta com o comando central da Polícia Militar. A decisão foi tomada nesta terça-feira, durante reunião entre o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, com representantes da concessionária e o comando da PM.

– Durante a reunião, acertamos uma série de procedimentos operacionais. Ficou estipulado que haverá um canal de comunicação direto entre os agentes da SuperVia e o comando central da PM, assim como a comunicação direta entre os agentes privados que trabalham nas estações com os batalhões de polícia de cada região – disse o secretário.

Osorio, que acompanha as investigações da polícia, considerou que o episódio teve um desfecho positivo com a prisão dos suspeitos. De acordo com o secretário, o acordo feito com a SuperVia foi o mesmo usado com o MetrôRio após os dois episódios de arrastão no transporte:

– No caso do metrô ainda acertamos a colocação de câmeras de segurança nas composições antigas. Tanto nos casos do metrô quanto da SuperVia, a resposta dada pelos agentes públicos e privados que colocou os criminosos na cadeia acontece justamente com esta parceria com as políciais Civil e Militar. Eles atuam com a segurança interna e monitoramento, mas trabalham desarmados, então a comunicação com a polícia se faz primordial.

Passageiros viveram momentos de terror na noite desta segunda-feira depois que dois homens, entre eles um menor, renderam cerca de 35 pessoas dentro de uma composição que seguia entre as estações Engenho de Dentro e São Francisco Xavier. O crime aconteceu por volta das 21h, e os bandidos levaram celulares, um tablet e carteiras. Os dois criminosos foram detidos quando deixaram o trem, na altura do Maracanã.

De acordo com testemunhas, a dupla embarcou em Madureira e anunciou o assalto na altura de Engenho de Dentro. No trem, que era do ramal Santa Cruz, os passageiros ficaram rendidos até a estação São Francisco Xavier, onde a dupla ordenou que todos voltassem aos seus lugares. Eles desembarcaram na parada seguinte, Maracanã. Lá, os seguranças da concessionária foram avisados, e uma patrulha da PM foi acionada, próximo à Uerj.

Os policiais militares conseguiram capturar os ladrões dentro de um ônibus na Rua São Francisco Xavier. Com os assaltantes, segundo os policiais militares, foram apreendidos uma arma de calibre 38, dez celulares, um tablet, uma mochila, além de R$ 483 em espécie. Todo o material foi encaminhado para a delegacia, onde pelo menos sete pessoas registraram a ocorrência.

DOIS ARRASTÕES NO METRÔ EM DUAS SEMANAS

Em menos de duas semanas, passageiros do metrô também foram vítimas de dois arrastões. No primeiro caso, ocorrido no último dia 12 de março, pelo menos 16 pessoas tiveram seus pertences roubados, no trecho entre as estações Largo do Machado e Flamengo. Já no dia 25 de março, outro arrastão aconteceu no interior do vagão de uma composição do metrô. Segundo testemunhas, pelo menos 12 pessoas foram abordadas e tiveram seus pertences roubados, entre as estações Glória e Catete.

Na semana passada, policiais da 10ª DP (Botafogo), onde ambos os casos foram registrados identificaram um dos cinco suspeitos de fazer o arrastão dentro de um carro do metrô no último dia 25 de março. Depois de realizar diligências, ouvir depoimentos e analisar imagens, os agentes chegaram ao nome de Max Walla Medeiros da Hora, que foi reconhecido pelas vítimas. A delegacia já pediu a prisão temporária do suspeito, que foi concedida pela Justiça, segundo a Polícia Civil. Os policiais iniciaram buscas ao criminoso e também aos outros envolvidos.

Fonte: O Globo, 31/03/2015

 

 

Rolar para cima