30/04/2015 -Palestra sobre a proposta de reativação da Estrada de Ferro Mauá – a primeira estrada de ferro do Brasil foi tema no Dia do Ferroviário

O dia 30 de abril foi celebrado em grande estilo na Aenfer. Para comemorar o Dia do Ferroviário, a Associação preparou uma ampla programação que reuniu associados, entidades de classe ferroviária e estudantes que lotaram o auditório para acompanhar os eventos do dia.

Quem abriu os  trabalhos às 10 horas da manhã foi o diretor Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária da Aenfer Helio Suêvo Rodriguez.

Após sua palestra, foi aberto espaço para o lançamento do livro: “O Trem e o Imaginário III, promovido pela Academia Ferroviária de Letras.

0Helio

Ver mais fotos no final da matéria

Proposta de reativação da Estrada de Ferro Mauá – a primeira estrada de ferro do Brasil

Antes de abordar o tema principal, o diretor Hélio Suêvo pincelou alguns assuntos do âmbito ferroviário e falou da retomada do desenvolvimento dos trens de passageiros no Brasil, do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) Rio/São Paulo, adiado várias vezes pelo governo, não só pelo preço e pela discussão de viabilidade, como também por outras questões de prioridade. Em sua opinião, é um projeto ambicioso, mas acha inadmissível um país da dimensão do nosso não ter uma ligação por um transporte de trem de passageiros de longo percurso. Lembrou que atualmente no Brasil quem desejar fazer uma viagem de trem de passageiros, só poderá andar nos trens da Vale (Vitória – Minas) ou então Carajás.

Sobre o trem de carga, informou que a Diretoria da Aenfer debate muito esse assunto e que encontra muitas dificuldades por se tratar de um tema que envolve os órgãos do Governo Federal, Ministério dos Transportes como a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) que foi criada para conduzir o projeto do TAV, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“Temos dúvidas do que chamamos de mobilidade urbana. A Prefeitura do Rio está executando uma série de obras, além do BRT. Esse é um assunto muito discutido no meio ferroviário. Temos muitos anseios e preocupações”, disse.

A classe ferroviária, disse o engenheiro, é muito sofrida e está em extinção. Questões de paridade, salário e planos de saúde, tudo isso preocupa a todos. Ele acrescentou que estamos num momento de retomada dessas questões.

 

Estrada de Ferro Mauá

Após um resumo geral sobre ferrovia, Helio Suêvo começou sua palestra que teve como título “Apresentação da Proposta de Reativação da Estrada de Ferro Mauá”, a primeira estrada de ferro do Brasil e a quarta estrada de ferro construída na América do Sul, inaugurada em 30 de abril de 1854.

O engenheiro contou que já está há 25 anos nessa luta, na tentativa de reativar a linha de Magé. Segundo ele, houve um avanço em suas propostas, a Prefeitura de Magé apoia a iniciativa e pretende encaminhar ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma carta sobre o tema que a Aenfer aprovou. Ele espera que o Iphan defina qual será o próximo passo, que pode ser contratar um projeto executivo ou inserir a Estrada de Ferro Mauá na lei de incentivo fiscal.

“Queremos transformar esse trabalho num projeto executivo porque é só uma proposta, mas pode ser transformado em projeto. Se alguém pegar esse trabalho e transformar num projeto executivo, que é o que a gente quer, pode até fazer alguma coisa diferente, mas basicamente, 95% do que está escrito, poderá seguir por esse trabalho”, salientou.

A Estrada de Ferro Mauá foi dividia em três segmentos:

Primeira etapa – Guia de Pacobaíba até Bongaba.

Segunda etapa – Bongaba até Piabetá

Terceira etapa – entrando na jurisdição da linha da concessionária Supervia até Vila Inhomirim. Aproximadamente 16 km de extensão

 

Ferrovia Mauá – Começa em Guia de Pacobaíba indo até Bongaba, seguindo até Piabetá e Vila Inhomirim. Ele apresentou dados técnicos dessa extensão de linha, são 100 km ao todo.

O engenheiro fez um levantamento sobre os aspectos socioeconômicos e ambientais da região, (espaço) situação ambiental, bacia do Rio Inhomirim, saneamento básico, abastecimento de água, mobilidade urbana, transporte ferroviário/ligação leste-oeste, transporte hidroviário, caracterização atual da ferrovia, plano de vias proposto, estruturação e detalhamento do projeto, aspectos econômicos e financeiros e considerações finais.

Plano de vias proposto – Helio Suêvo falou da importância de se fazer qualquer projeto de engenharia ferroviária. Disse que é preciso definir plano de via para ser feito o projeto. Ele mostrou desenhos, extensões, desvios, seguindo de Guia de Pacobaíba até Bongaba. No seu estudo, chegando em Bongaba, a linha cruza com a linha da concessionária SuperVia.

Para cruzamento da Estrada de Ferro Mauá com a linha da Supervia, o engenheiro disse que pretende pedir à concessionária uma permissão de operação, caso essa ferrovia venha a ser viabilizada para trens de turismo.

“Se não conseguirmos restabelecer os 14 km de linhas até Piabetá, acreditamos que conseguiríamos restabelecer o trecho inicial até Bongaba. 7 km, já é uma grande coisa, é um passo inicial. Dando certo, quem sabe num futuro próximo, exista a possibilidade de trens de passageiros da concessionária que operam aquele ramal da malha que não é elétrica, são carros de passageiros tracionados por locomotiva a diesel, possam ser trocados por um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e operarem até o cais de Guia de Pacobaíba, fazer a mudança do modal ferroviário para o hidroviário e ir de barca até a Praça XV. É uma estratégia, só que essa ligação é uma política de governo”.

Foram feitas, segundo o diretor, estimativas de orçamento e custo e se chegou a um valor de 63 milhões e 200 mil reais para 7 km de linha, sendo a prioridade de Bongaba até Guia de Pacobaíba. Vale lembrar que podemos receber doações de trilhos e outros materiais.

Foi elaborado um resumo dessa aplicação de recursos da primeira e segunda etapas em percentuais. Hoje, para se reativar a Estrada de Ferro Mauá, a proposta gira em torno de um orçamento de 130 milhões de reais, podendo ser ampliado ou reduzido, de acordo com as condições que essa linha possa ser reativada. Esse orçamento serve de base para estudos que possam ser realizados e serem mais aprofundados.

Esperamos poder contar com o apoio dos Ministérios da Cultura com a parte de restauro, das Cidades com a questão das moradias, dos Transportes com materiais rodantes, de estrutura e licença para a operação. Não só as entidades públicas como também privadas para reativar a primeira estrada de ferro do país. “Precisamos de parceiros para apoiar esse projeto”, disse.

O que a Aenfer pensa no que se refere às questões de trechos que seriam prioridade para se reativar, no turismo e viagens de médio e pequeno curso.

O diretor disse que foi feito um inventário dos projetos e estudos para implantação de trens turísticos, históricos, culturais e regionais no Estado do Rio de Janeiro. Foram contabilizados 28 km de trens históricos para reativação. Projetos que poderiam desenvolver em torno de 90 km e trens regionais ou de passageiros de médio percurso. São quase 495 km de trechos de grande potencial de reativação.

Projeto Imperial

O projeto Imperial seria uma continuidade da Raiz da Serra de Petrópolis, indo até o alto da serra. Existe uma possibilidade de apoio da Secretaria de Transportes para ativação de alguns trechos turísticos, históricos e culturais.

Os projetos de trens turísticos são os trens da Costa Verde, operados hoje pela MRS Logística, principal malha concedida da rede com cerca de 160 vagões cada composição levando minério. Segundo o engenheiro, é uma convivência complicada, com cerca de 12 ou 15 pares de trens por dia. Ele informou que na cláusula do contrato de concessão de todas as concessionárias de trens de cargas brasileiras, é obrigatório que a empresa tenha espaço para circulação de dois pares de trens de passageiros por dia na malha que foi concedida, mas na realidade as concessionárias não seguem a regra.

“Quase conseguimos implantar um trem turístico no ramal de Mangaratiba. Depois não houve mais acordo com a MRS, nem com a prefeitura local”, informou.

Helio Suêvo lembrou que, para se conseguir colocar um trem turístico nos trilhos é preciso que a prefeitura queira e aqui no Rio de Janeiro existe uma dificuldade muito grande em se conseguir apoio desses órgãos, embora contraditoriamente seja o berço da ferrovia nacional.

Um trecho citado pelo diretor foi o da Mata Atlântica Angra dos Reis-Lídice, antiga malha da SR2, que já operou como trem de passageiros, e Serra Azul, outro antigo trecho da linha auxiliar Japeri até Paraíba do Sul e Três Rios.

O Trem da Estrada Real – funcionou até o final da década de 1990, com 14 km de extensão. Os órgãos do Ministério dos Transportes cancelaram a concessão desse trem de passageiros depois de um grave acidente.

Um trem turístico da SuperVia – é uma ideia da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária a possibilidade de se inserir uma litorina dentro da malha da SuperVia, fazendo um percurso do bairro imperial de São Cristóvão até o Engenho de Dentro, para visitar o Museu do Trem, com operação nos fins de semana. A proposta está em negociação com a concessionária.

Trens de passageiros – O Movimento em Defesa do Trem de Japeri – Transferro, está em negociação com uma proposta da reativação do trem Barrinha, erradicado em 1996 depois de um grave acidente com cerca de 150 mortes. O trem circulava entre Japeri e Barra do Piraí.

As entidades envolvidas pretendem conseguir retomar sua efetivação. Essa proposta será apresentada ao secretário de Transportes do Rio.

Trens regionais do Vale do Paraíba – O trecho que já tem estudo de viabilidade técnica e econômica é Volta Redonda – Itatiaia. Em princípio o material rodante para essa operação seria o Veículo Leve sobre Trilhos,- VLT, mas se confunde com a proposta do Barrinha que ainda está em estudo.

Estrada de Ferro 118 –  Existe o projeto da Secretaria de Estado de Transportes do Rio que é um dos 11 segmentos definidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que seria a futura Estrada de Ferro 118, ligando o Rio, Saracuruna, Magé Itaboraí, Macaé, Campos, Porto do Açu e Vitória, que se denomina a ferrovia translitorânea, que faz parte da futura Transcontinental, ligando o litoral do Rio de Janeiro até o Coqueiral da Boa Esperança, na fronteira com o Peru, uma ferrovia de carga com quase 10 mil quilômetros a se construir.

Após sua palestra, o vice-presidente da Aenfer Jorge Ribeiro, convidou o ex-presidente da Aenfer Agostinho Coelho Silva para fazer a entrega do certificado de participação ao palestrante. Agostinho aproveitou a oportunidade para parabeniza-lo pela apresentação.

0 0Helio 01 02 04 05

Em seguida, a Academia Ferroviária de Letras (AFL) promoveu o lançamento do livro O Trem e o Imaginário III, obra com participação de 40 escritores ferroviaristas de vários estados do Brasil que contribuíram nesse trabalho, deixando suas poesias e prosas que envolvem sempre o mesmo tema: o trem. A organização foi das poetisas Lydia Simonato e Juçara Valverde.

Segundo Lydia Simonato, o trabalho é uma continuidade do livro “Trilhos e Letras – Uma antologia do trem”, escrito pelo saudoso professor Victor  José Ferreira que fundou o Movimento de Preservação Ferroviária (MPF) e a AFL.

06 07 08

4 comentários em “30/04/2015 -Palestra sobre a proposta de reativação da Estrada de Ferro Mauá – a primeira estrada de ferro do Brasil foi tema no Dia do Ferroviário”

  1. Pingback: over here

  2. Pingback: Relx

  3. Pingback: https://library.kiu.ac.ug/

  4. Pingback: ติดตั้ง ais fiber

Deixe um comentário

Rolar para cima