Frente quer preservar a memória ferroviária

O deputado federal Márcio Alvino (PR) está concluindo a coleta de assinaturas de seus colegas de Câmara para a formação da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e Patrimônio Ferroviário, destinada a colaborar com os governos municipais no desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos, além da recuperação e manutenção de antigas, estações, ferrovias e maquinários ainda existentes, principalmente no Interior do Estado de São Paulo.

Alvino pretende colocar à disposição dos demais municípios o know how obtido por ele quando, ainda prefeito de Guararema, iniciou uma verdadeira peregrinação por órgãos do Governo Federal com objetivo de obter autorizações para que pudesse restaurar as antigas estações ferroviárias do Centro da Cidade e de Luiz Carlos, hoje transformadas em referenciais de cultura. Em breve, as duas estações serão interligadas por vagões de passageiros puxados por uma antiga Maria Fumaça, que iniciará atividades no começo do segundo semestre deste ano. Até se obter as licenças, recuperar a máquina e prédios, além da autorização para o uso da linha férrea no trecho operacionalizado pela MRS Logística, foram alguns longos anos de negociações, que lhe tomaram tempo e o levaram a perambular por inúmeros órgãos públicos.

Quero usar essa experiência obtida para conseguir colocar em operação a 13ª locomotiva a vapor do País para ajudar outros municípios a preservar e bem explorar suas estações e trens turísticos. Quero criar um movimento nesse sentido e usar Guararema como exemplo, contou Alvino à coluna.

Ele diz que tudo isso é possível, desde que o poder público se disponha a facilitar a doação de áreas, assim como imóveis que podem ser transformados em polos culturais, como bibliotecas, mesmo se não houver a disponibilidade de um trem para percorrer a região. As 170 assinaturas necessárias à criação da Frente, Alvino espera conseguir rapidamente para que os seus integrantes possam realizar a primeira reunião antes do mês de julho próximo. Vamos definir os grupos de trabalho e nossa pauta. Quero ajudar os municípios, usando o caso de Guararema como exemplo, disse à coluna o deputado e ex-prefeito.

Jornal O Diário – Mogi das Cruzes/SP, 27/05/2015

3 comentários em “Frente quer preservar a memória ferroviária”

  1. Pingback: ข่าวบอล

  2. Pingback: packman disposables official website

  3. Pingback: additional resources

Deixe um comentário

Rolar para cima