Operários montam ‘quebra-cabeças’ de 32m no Metrô do Rio

Sete operários das obras da Linha 4 do metrô, que ligará Barra a Ipanema, montaram em cinco dias um “quebra-cabeças” de 32 metros de comprimento por 3,8 metros de altura. Os pedreiros juntaram 3.059 peças de azulejo que enfeitarão a futura Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O painel conta como a história do bairro e a da Igreja Nossa Senhora da Paz se misturam.

O arquiteto Luiz Neves, professor de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reformou a igreja há 24 anos e é o autor do painel. Entre as histórias, lembra que Pixinguinha morreu na igreja, num sábado de carnaval, numa cerimônia de batizado em que era padrinho.

Os mais de 3 mil azulejos foram divididos em caixas numeradas. Com a numeração em mãos, Rogério da Silva, de 38 anos, separava os azulejos e os entregava aos colegas nos andaimes. “Fizemos por etapas, para ninguém se perder ou se enrolar com tantas peças”. O maranhense Antônio Márcio Pereira Lima, de 30 anos, contou que foi o primeiro quebra-cabeças que montou. “Olhamos bem a posição das peças porque o acabamento não poderia sair mal feito e a santa precisava ficar bem certinha”.

painel2

Fonte: Glogs Estadão Rio, 28/05/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima