Mais três novos trens da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro, neste domingo (7/6). Dos 15 veículos adquiridos pelo Governo do Estado, 12 já estão na cidade. Até o fim do ano, outros três trens chegarão ao Porto do Rio.
Cada composição tem seis carros, com capacidade para transportar 1,8 mil passageiros. Os vagões são equipados com ar-condicionado, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno, além de passagem interna entre os carros. O projeto é o mesmo dos modelos que já operam no MetrôRio desde 2012. Antes de começarem a circular no novo trecho, os novos trens serão testados por 90 dias nas linhas 1 e 2.
A Linha 4 do Metrô será inaugurada em junho de 2016, beneficiando mais de 300 mil usuários por dia. Com isso, a frota de trens no metrô do Rio de Janeiro será ampliada em 30%, saltando de 49 trens para 64.
Componentes de vários países
Fabricado na China, os trens recebem peças de vários países diferentes. A carroceria e o truque, onde se localizam as rodas e o motor, vêm da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles. O sistema de ar-condicionado é da australiana Sigma. A Mitsubishi Eletric, do Japão, ficou responsável pelo motor de tração. O sistema de portas foi desenvolvido pela austríaca IFE e toda a parte de frenagem do novo trem ficou a cargo da alemã Knorr-Bremse.
Maior legado para a população
A Linha 4 , uma obra do Governo do Estado, é o maior legado em transporte que a população do Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade pagando uma única tarifa, deslocando-se, por exemplo, da Barra da Tijuca à Pavuna. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.
Após passar por uma fase de testes, a Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, quando estarão funcionando as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. A estação Gávea teve o projeto alterado para ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha metroviária do Rio e será inaugurada em dezembro de 2016.
Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social – RJ, 07/06/2015