O projeto da Ferrovia Bioceânica, com o objetivo de ligar o Brasil ao Peru, é ambicioso, mas realista, afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. “É um projeto pé no chão, com valor estratégico”, disse ao defender a obra, que foi alvo de um memorando de entendimentos entre os governos do Brasil, Peru e China.
Barbosa afirmou que, independentemente da ligação com o Pacífico, o trecho brasileiro da ferrovia já melhora o escoamento de grãos no país e que já há demanda que justifique a obra. Ele citou a demanda do trecho entre Sapezal (MT) e Porto Velho (RO).
A expectativa é que os estudos para a ferrovia fiquem prontos até maio do ano que vem e que a licitação ocorra no segundo semestre de 2016, segundo Barbosa. Ele acrescentou que os leilões poderão ocorrer por etapas.
Durante evento sobre infraestrutura, o ministro reconheceu que a primeira rodada de concessões não registrou avanços no programa de ferrovias e, por isso, o modelo está sendo aperfeiçoado. Barbosa afirmou que a licitação das ferrovias poderá ser por valor de outorga ou por compartilhamento de investimento. “É importante em ferrovias ter essa flexibilidade.”
Fonte: Valor Econômico, 18/06/2015