Após quatro anos parados, bondes de Santa Teresa voltam a operar nesta segunda

RIO – Os bondes de Santa Teresa finalmente voltarão aos trilhos, após quatro anos parados. A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) informou neste domingo que começa nesta segunda-feira a pré-operação dos bondes, com passageiros, no trecho que vai do Largo da Carioca até o Largo do Curvelo, que corresponde a um trecho de 1,7 quilômetros. As placas com pontos de parada foram instaladas sexta-feira.

O serviço vai operar de segunda a sábado, das 11h às 16h, com intervalos de 20 minutos. Durante o período de pré-operação não haverá cobrança de passagem. O embarque e desembarque deverão ser feitos exclusivamente nos pontos de parada e a lotação de cada bonde é limitada a 32 passageiros. Não será permitido viajar em pé, nem nos estribos, que no modelo do novo bonde são retráteis e acionáveis no momento de parada nos pontos.

Agentes da Setrans estarão nas estações do Largo do Curvelo e no Largo da Carioca para orientar os passageiros.

No início do mês, foram feitos testes com quatro dos 14 bondes que circularão experimentalmente em Santa Teresa. A operação, para avaliar os freios magnéticos (os novos bondes têm cinco tipos de freios, contra três dos antigos), durou dez dias.

O sistema estava parado desde 27 de agosto de 2011, quando seis pessoas morreram e 57 ficaram feridas num descarrilamento na Rua Joaquim Murtinho. O laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) detectou 23 problemas no veículo.

Pontos de parada sentido Curvelo

Rua Joaquim Murtinho n°20

Rua Joaquim Murtinho n°240

Rua Joaquim Murtinho n°383

Rua Joaquim Murtinho n°514

Rua Joaquim Murtinho n°636

Rua Joaquim Murtinho n°756

Rua Joaquim Murtinho n°802

Rua Joaquim Murtinho n°964

Pontos de parada sentido Carioca

Rua Joaquim Murtinho n°886

Rua Joaquim Murtinho n°783

Rua Joaquim Murtinho n°641

Rua Joaquim Murtinho n°471

Rua Joaquim Murtinho n°335

Rua Joaquim Murtinho n°235

Parada Portinha

Fonte: O Globo, 26/07/2015

 

Deixe um comentário

Rolar para cima