Linha 4 do Metrô do Rio ficará pronta para Olimpíadas

A Linha 4 do metrô, ligando Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste, estará pronta em junho de 2016, para atender ao público dos Jogos Olímpicos, que começam em 5 de agosto do ano que vem.

Segundo o cronograma das obras divulgado hoje (21) pelo governador Luiz Fernando Pezão, o equipamento – conhecido como “tatuzão” – alcança a futura Estação Antero de Quental, no Leblon, na segunda quinzena de outubro. A previsão é que, até o final de dezembro, a máquina chegue ao Alto Leblon, onde será feita a conexão com o túnel que levará o metrô até a Barra da Tijuca.

De acordo com Pezão, as obras estão dentro do cronograma e, em alguns casos, seguem adiantadas, como no Jardim de Alah. “Essa operação não é trivial, e o prazo está mantido. A Linha 4 é um importante legado para a população e uma obra de grande complexidade, que emprega 9.200 trabalhadores. Queremos continuar expandindo, porque metrô é qualidade de vida, dignidade e cidadania para as pessoas”, afirmou.

Para o “tatuzão” chegar à futura Estação Jardim de Alah, parte dela foi preenchida com água para receber o equipamento, uma técnica inédita na engenharia brasileira. A técnica submersa foi utilizada para equilibrar a pressão do terreno e permitir que a máquina continuasse operando em ambiente similar ao que estava, sob o canal.

Segundo o gerente de produção do Consórcio Linha 4 Sul do Metrô, Aluisio Coutinho, esta foi a etapa de maior complexidade da obra. “Pela proximidade com o canal do Jardim de Alah, inundamos a estação para diminuir eventuais riscos da operação. Essa técnica foi executada poucas vezes no mundo e no Brasil foi pioneira”, disse Coutinho.

Quando estiver em operação, a A Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil passageiros por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. A partir de junho do próximo ano, será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro, em 34 minutos.

Fonte: Agência Brasil, 22/07/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima