Investimentos potencializam expansão do transporte metroferroviário no País

Do total dos 198,4 milhões previstos para os transportes na nova etapa do Programa de Investimento em Logística, anunciado pelo Governo Federal, R$ 86,4 bilhões serão destinados para as ferrovias do País. O modal será o que receberá a maior fatia de investimentos, estipulada em pouco mais de 43% do pacote, beneficiando negócios no setor. Cenário favorável para a realização da NT Expo – 18ª Feira Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América do Sul, que acontece de 3 a 5 de novembro, em São Paulo.

A feira tem o compromisso de atuar como catalisadora de mudanças e como vitrine de oportunidades para o setor por congregar toda a cadeia produtiva do transporte de cargas e passageiros. “Sabemos do papel fundamental do transporte ferroviário para o País e o quanto projetos bem estruturados podem contribuir positivamente para a expansão do setor, por meio de um traçado logístico inteligente, que possibilite integrar todas as regiões e traga competitividade e facilidade de locomoção. Como representantes único evento do segmento na América do Sul, temos a responsabilidade de estimular este desenvolvimento como plataforma de negócios”, destaca o gerente da NT Expo, Renan Joel.

Nos últimos três anos foram concluídos 1.088 quilômetros em linhas férreas, um volume duas vezes superior aos 512 quilômetros construídos entre 1995 e 2002. A ampliação da malha ferroviária é uma das iniciativas que contribui significativamente para o desenvolvimento da logística no Brasil, proporcionando redução nos custos no transporte de cargas e mais opções para escoamento da produção agrícola. A expectativa é que até de 2016, o setor alcance uma capacidade total de 550 milhões de toneladas.

Além do transporte ferroviário de cargas, o evento também conta com o transporte de passageiros que, de acordo com dados do balanço divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), somente no ano passado, os trens e metrôs brasileiros chegaram a transportar 2,9 bilhões de passageiros. Para 2015, a projeção é que 3 bilhões de pessoas sejam transportadas.

Todos estes investimentos colocam o setor metroferroviário sob os holofotes do desenvolvimento e fomentam a competitividade entre os players do setor, que projetam planos para modernização de frotas, aquisição de equipamentos e tecnologias que aumentem a eficiência do transporte ferroviário no País. Em 2015, a NT Expo estima receber mais de 9 mil profissionais qualificados, interessados em produtos e serviços do setor. Este ano o evento vai reunir mais de 230 marcas expositoras nacionais e internacionais que exibirão as últimas tendências e inovações em equipamentos, infraestrutura, serviços e manutenção.

Fórum de líderes – Encontro inédito dentro da 18ª NT Expo, o Fórum de Líderes, apoiado pela UIC, irá reunir autoridades, especialistas e empresários para debater os gargalos, desafios e investimentos necessários nos dias 3 e 4 de novembro. “Sabemos que mais de 61% do público participante é composto por CEOs, diretores, gerentes e coordenadores, que são atores diretos do desenvolvimento do setor. Queremos que, além de ser um ambiente para geração de negócios, a NT Expo seja ponto de partida para novos posicionamentos de mercado”, explica Renan Joel.

Espaço Inovação + Mobilidade – Disponível para empresas, associações, editoras especializadas e demais entidades do setor metroferroviário o Espaço Inovação + Mobilidade continua ativo como oportunidade para se conhecer novas tecnologias, projetos inovadores, parcerias e novos talentos. Na última edição, foram realizados mais de 30 encontros. As sessões acontecem em um espaço aberto durante a feira e têm capacidade para receber até 60 pessoas por apresentação.

Rodada de Negócios – Durante todos os dias, das 13h às 19h, acontecerão as Rodadas de Negócios sob olhares da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e ANPTrilhos. É a ocasião ideal para que fornecedores e compradores se encontrem para negociar produtos e serviços, em reuniões com horários agendados. Em 2014 foram realizadas mais de 200 reuniões e a expectativa para este ano é superar esse número.

O credenciamento pode ser feito gratuitamente pelo site http://www.ntexpo.com.br/pt/visitar/credenciamento

NT Expo – 18ª Feira Negócios nos Trilhos
Data: 3, 4 e 5 de novembro.
Horário: 13 às 20h.
Local: Expo Center Norte.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.

Sobre a NT Expo – 18ª Feira Negócios nos Trilhos 2014 – http://www.ntexpo.com.br
É o principal encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina e reúne os principais players do mercado, carga e passageiro, nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva atuando como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2014 reuniu 230 empresas, de 23 países e atraiu 9.023 visitantes. Em 2015, a NT Expo – Negócios nos Trilhos acontece entre os dias 3 e 5 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil – www.ubmbrazil.com.br
É uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios. Está presente em 30 países, trabalhando para criar oportunidades de negócios e visibilidade às empresas.

Fonte: ANPTrilhos, 18/08/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima