RIO – A Linha 4 do Metrô, que liga a Barra da Tijuca a Ipanema está com 75% da obra finalizada. De acordo com o consórcio, foram escavados mais de 12 quilômetros de túneis entre a Barra e Ipanema, faltando apenas 1,3 quilômetro. Quatro estações estão escavadas e em fase de acabamentos, são elas: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental e Nossa Senhora da Paz. Na Estação Jardim de Alah, está sendo construído o último acesso de passageiros.
Obra da Linha 4 do Metrô em fase do acabamento – Divulgação Linha 4 do Metrô/Katarine Almeida
Ainda de acordo com a Linha 4 do Metrô, dos 32 quilômetros de via permanente, por onde passarão os trens entre a Barra e Ipanema, nos dois sentidos, há trilhos instalados em 16 quilômetros. O Tunnel Boring Machine, o Tatuzão, que foi usado na escavação da Estação Jardim de Alah, no último dia 10 de julho, passa por manutenção programada, enquanto é arrastado por dentro da estação, e voltará a escavar em direção à Antero de Quental em setembro. Ao mesmo tempo em que escava, o Tatuzão instala anéis de concreto (aduelas) que revestem o túnel.
Instalação dos trilhos no trecho Oeste da Linha 4 do Metrô – Marcelo Horn / Divulgação/ Marcelo Horn
– A obra representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo implantada nos últimos 30 anos no estado. A Linha 4 vai beneficiar a mobilidade da cidade por décadas – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
A Linha 4 do Metrô vai retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico no trecho Barra da Tijuca – Zona Sul. A nova linha vai unir o Rio, conectando as zonas Norte, Sul e Oeste, além de possibilitar a integração com outros modais, como trens, BRTs e ônibus. Serão 300 mil pessoas transportadas a cada dia, a partir de julho de 2016.
– Os 15 novos trens da Linha 4 já estão na cidade e três deles já circulam com passageiros pela Linha 1. Em até 90 dias, os demais também estarão operando no sistema – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
A Linha 4 do Metrô faz a conexão entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e todo o sistema metroviário: Zona Sul, Centro e Zona Norte. A linha se conecta aos BRTs da Prefeitura, em especial à TransOeste, que vai da Barra a Santa Cruz e Campo Grande, e à TransCarioca, da Barra até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, interligando a Barra da Tijuca a Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
A partir de 2016, será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Hoje, o deslocamento é de mais de duas horas.
Fonte: O GLOBO, 26/08/2015
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