Entra em funcionamento o 80º trem chinês

A reforma de sete estações da Supervia — seis delas que darão acesso aos locais de evento das Olimpíadas — vai triplicar a capacidade de passageiros até abril de 2016. De acordo com a secretaria de Transporte, o número de passageiros deve pular de 105 mil por dia para 300 mil. A maior ampliação será em Engenho de Dentro, onde a construção de um mezanino vai permitir que a capacidade da estação salte de 15 mil para 80 mil pessoas por dia. Além disso, haverá integração com outros modais, como o metrô e o BRT Transolímpico.

As três outras estações que atendem ao Complexo Olímpico de Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos e Ricardo de Albuquerque, vão poder receber 20 mil passageiros por dia – hoje são apenas 5 mil. A estação de Madureira, apesar de não atender aos Jogos Olímpicos, também está sendo reformada e ganhará uma conexão com o terminal do BRT Transcarioca no bairro. A capacidade da estação já passou de 20 mil para 40 mil passageiros por dia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, durante a apresentação do balanço da reforma.

De acordo com o secretário de Transportes Carlos Roberto Osorio, a ampliação das estações vai ser um legado para o carioca e o fluminense, e faz parte da meta de ter um milhão de passageiros na Supervia até 2018. Atualmente, são pouco menos de 700 mil. Osorio aproveitou para comemorar a entrada em circulação do 80º trem importado da China.

— Com esse, temos cem trens novos. Eles trazem conforto e comodidade ao passageiro e maior eficiência, já que os novos quebram menos. E ainda há 32 trens para chegar. Vinte deles vem da China e chegam até as Olimpíadas. Os outros 12, que serão produzidos no Brasil, chegam até o final do ano que vem — disse Osorio.

O presidente da Supervia, Carlos José Cunha, fez coro com o secretário:

— O uso de trens está crescendo 10% ao ano. É o modal que mais cresce no país. Enquanto barcas e ônibus perdem clientes, nós crescemos. É a resposta do passageiro à melhora do sistema. Os intervalos entre composições, que eram de cerca de 18 minutos, hoje são de 7 minutos.

PASSAGEIROS PEDEM MAIS SEGURANÇA

A vendedora Fernanda Pacheco, de 22 anos, pediu mais segurança para os passageiros da SuperVia. Segundo ela, os assaltos são constantes.

— O trem novo é bom, mas queremos mais melhorias. Os piores problemas são os trens lotados e os assaltos que ocorrem todos os dias, principalmente nos ramais Gramacho e Santa Cruz —afirmou Fernanda.

O secretário Osorio reconheceu que o efetivo policial não é suficiente para patrulhar 102 estações e 270 quilômetros de trilhos.

— Antigamente a gente tinha o Batalhão de Policiamento Ferroviário (BPFer), que acabou. Hoje, temos o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), com 90 policiais, mas isso ainda é pouco. Queremos aumentar o efetivo de PMs, pois os seguranças da Supervia trabalham desarmados — afirmou o secretário.

Acostumado com os trens velhos que rodam no Ramal de Japeri, o administrador de empresas José Luiz Fernandes, de 50 anos, quer ver mais composições novas.

— Este trem está maravilhoso, mas eu queria saber o motivo de os veículos novos estarem concentrados em poucos ramais. No Ramal Japeri só pego trem antigo — reclamou.

A Supervia informou que os trens novos circulam em todos os ramais.

Fonte: O Globo, 31/08/2015

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