Avançam as obras dos bondes de Santa Teresa

Começou nesta terça-feira (15), mais uma etapa das obras do bondinho de Santa Teresa. Os operários começaram a instalação da nova rede aérea do bondinho entre o Largo do Curvelo e o Largo dos Guimarães, onde estão sendo instalados 1.500 metros de cabos elétricos e de sete postes.

Os trabalhos serão realizados de segunda a sábado e, segundo a Prefeitura do Rio, não haverá mudança no trânsito em função disso. O fornecimento de energia elétrica no bairro não será afetado. Essa é mais uma fase da obra antes de fazer os testes para colocar o bondinho novamente em operação. A instalação da rede aérea deve ser concluída em 30 dias.

Em julho deste ano, a Secretaria Estadual de Transportes começou a fazer os testes operacionais com quatro bondes. Os veículos passaram a circular entre a estação Carioca até a Rua Joaquim Murtinho, passando sobre os Arcos da Lapa, num trecho total de 900 metros. Nos primeiros 10 dias, os bondes circularam sem passageiros para testar os freios magnéticos. A previsão inicial era de que as obras do bonde ficassem prontas para a Copa do Mundo de 2014.

Além da demora para restabelecimento do sistema de transporte, os canteiros de obras no Bairro de Santa Teresa provocaram uma série de transtornos aos moradores, que se organizaram em seguidos protestos. O prazo para conclusão total das obras ainda não foi determinado pela Setrans.

Os bondinhos pararam de circular em agosto de 2011, quando a falta de manutenção do sistema provocou um acidente grave, deixando seis pessoas mortas e 50 feridas.

Fonte: G1, 16/09/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima