Campo Grande sediará o principal Congresso de Engenheiros

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de outubro, Campo Grande sediará o IX CONSE – Congresso Nacional dos Engenheiros. Realizado a cada três anos, o encontro mais importante da Federação Nacional dos Engenheiros colocará em pauta o debate sobre desenvolvimento nacional e a valorização profissional, com temas de ordem nacional e regional, propondo o debate e a busca de soluções aos desafios dos profissionais do setor tecnológico e do conjunto da sociedade. O evento irá reunir autoridades e profissionais de todo o Brasil.

Para o presidente da FNE, Murilo Celso Campos de Pinheiro, trata-se do principal evento da federação, sendo um momento fundamental de debate quanto aos rumos da entidade, os projetos para os próximos três anos, os desafios da missão de bem representar e defender os engenheiros do Brasil. Nossa expectativa em relação à realização do IX Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse) é a melhor possível. Além disso, construímos uma agenda de debates voltados ao desenvolvimento nacional que consideramos essencial para contribuir com soluções para que o País encontro o caminho do crescimento e supere a crise econômica. É nossa convicção que a Engenharia Unida tem papel central nessa batalha e o Conse será um espaço privilegiado para esse debate, disse.

Durante os três dias, o congresso dos engenheiros debaterá os desafios e as oportunidades do agronegócio e da indústria, levando em conta macroeconomia, política industrial, produtividade e inovação, logística e qualificação da mão de obra. Ainda em sintonia com os assuntos mais relevantes ao País, o IX Conse reunirá especialistas para tratar de recursos hídricos, energia e mobilidade urbana.

A abertura do evento acontecerá no dia 5 de outubro, na Câmara dos vereadores de Campo Grande, contará com a presença do Governador Reinaldo Azambuja e demais autoridades do Estado e da Capital.

Confira a programação:

Confira a programação:

5 de outubro:

9h Sessão de abertura

14h Painel I – Desenvolvimento nacional
Agronegócio e indústria em pauta: desafios e oportunidades.
Caio Tibério Dornelles da Rocha, secretário nacional de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Antonio Corrêa de Lacerda, coordenador de Estudos Pós-graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Waldyr Stumpf Junior, diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arnaldo Jardim, secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo Renato Roscoe, presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul Jaime Verruck, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul José Roberto Bernasconi, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

6 de outubro
9h Painel II – Água e energia.
Geraldo José dos Santos, vice-presidente da Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais (Sbef) Ricardo José Senna, secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul Ildo Luís Sauer, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras Altino Ventura Filho, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME).

14h Painel III – Mobilidade urbana.
Dario Rais, secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades Jurandir Fernandes, ex-secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo Bárbara Andréa Marchesini, engenheira civil especialista em Trânsito e consultora na área de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

16h Coffee break

16h15 Painel IV – Valorização profissional e da engenharia nacional.
José Tadeu da Silva, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) Marco Aurélio Cabral Pinto, professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e consultor em Ciência, Tecnologia e Inovação do projeto “Cresce Brasil

 

Serviço:

IX CONSE – Congresso Nacional dos Engenheiros

Dias: 5, 6, e 7 de outubro de 2015

Abertura: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Horário: 9hs

Atividades: CREA-MS

Fonte: FNE

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima