A aprovação de um novo empréstimo do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que ligará a zona sul à Barra da Tijuca, na zona oeste, é vital para a conclusão do projeto até as Olimpíadas de 2016, afirmou hoje (23) o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.
A Assembleia Legislativa do estado vota hoje pela aprovação ou não do empréstimo. A obra custará cerca de R$8,8 bilhões.
“Os recursos já estavam aprovados pelo BNDES, mas não tínhamos espaço fiscal para permitir a assinatura quando fizemos a outra operação. Este ano, estamos adequando o que não conseguimos adequar no ano passado”, disse Pezão, após visitar nesta manhã o ponto em que os túneis já escavados da Barra e da zona sul se encontrarão a partir de dezembro.
Falta 1,2 km de rocha a ser escavada. A seção do túnel sob o Alto Leblon tem 220 metros de extensão e está a 35 metros de profundidade.
Os empréstimos anteriores somam R$3,5 bilhões e o governo pedirá mais R$440 milhões.
De acordo com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), contrário ao novo empréstimo, os dois anteriores não tiveram prestação de contas e 15% do valor foram destinados à quitação de outros empréstimos, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado.
Embora a dívida estadual seja de aproximadamente R$ 97 bilhões, Pezão garantiu que o estado tem como pagar as dívidas e que não é devedor.
O governador garantiu que, a partir de 1º de junho, a linha já estará operando. As expectativas do governo é que cerca de 300 mil pessoas usem diariamente a Linha 4, que tem 16 quilômetros de extensão, e que sejam retirados das ruas aproximadamente 2 mil carros por hora/pico.
A partir do ano que vem, o governo estuda ampliar o metrô pelas linhas 2 e 3, ligando o Estácio à Praça XV, onde atracam as barcas que ligam Niterói ao Rio e Niterói a Itaboraí.
“Quero fazer as duas com Parceria Público Privadas (PPPs). Estou procurando sócios, avaliando com a presidenta Dilma a melhor maneira e estudando com o ministro Kassab, das Cidades, como criar um fundo garantidor para essa linha em Niterói”, concluiu o governador.
Fonte: EBC, 24/09/2015