Estado do Rio quer começar em 2016 metrô Estácio-Praça Quinze

No segundo semestre de 2016, logo depois das Olimpíadas, o governo pretende dar início à expansão da Linha 2 do metrô, ligando o Estácio à Praça Quinze. Mesmo com as obras da Linha 4 (Barra-Zona Sul) ainda em andamento, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, já planeja implementar o trecho, previsto desde 1968, quando foi elaborado o projeto original do metrô carioca. Segundo ele, pelos próximos seis meses, a concessionária Metrô Rio fará os estudos necessários para viabilizar a extensão da linha:

— A grande maioria dos usuários da Linha 2 tem como destino o Centro do Rio. Então, essa extensão vai resolver bastante o grande desafio do metrô, que é a superlotação da Linha 2. Já identificamos uma demanda adicional de 400 mil passageiros por dia para o trecho, que terá 3,7 km de extensão.

Além de Estácio, Carioca e Praça Quinze, estão previstas estações no Catumbi — que não fazia parte do projeto original — e na Cruz Vermelha.

— O Catumbi tem se desenvolvido. Com a desativação do presídio da Frei Caneca, entraram residências, vieram empresas. O Sambódromo fica ali do lado. Então, na nossa visão, tem demanda — comentou Osorio.

De acordo com o secretário, as escavações começarão pela estação do Estácio, que precisará passar por reformas, e seguirão até a Praça Quinze, onde fará a integração com as barcas e o VLT.

— Queremos encaixar o término da obra da Linha 4 com o início da expansão da Linha 2 para aproveitar os profissionais que já estão qualificados. Esse é o esforço que estamos fazendo — afirmou Osorio.

LINHA 4: CONCLUÍDO O TRECHO DA BARRA

Nesta quarta-feira, operários da Linha 4 do metrô concluíram as obras de escavação do túnel da Barra até o Leblon. Agora, só falta 1,2 km para que todo o traçado (Jardim Oceânico-General Osório) esteja escavado. A previsão é que a ligação entre as duas frentes (partindo da Barra e de Ipanema) seja concluída na segunda quinzena de dezembro. No momento, o tatuzão está entre as estações Jardim de Alah e Antero de Quental.

— Está tudo dentro do cronograma. O tatuzão está andando muito bem. A gente espera cumprir com antecedência o que nós tínhamos nos comprometido. Tenho certeza de que vamos entregar essas obras dentro do prazo — disse Pezão durante a vistoria às obras.

A previsão é que a Linha 4 comece a funcionar para o público em junho de 2016, fora dos horários de pico. Em julho, começa a operar em horário integral.

Fonte: O Globo, 24/09/2015

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