Prefeitura realiza primeiro teste do VLT no Rio

RIO – O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) já começou a funcionar. Pelo menos para teste. O prefeito Eduardo Paes divulgou em sua conta do Instagram, na noite da quinta-feira, as imagens da primeira viagem do VLT.

O trem, que estava próximo à Rodoviária Novo Rio, foi puxado por um reboque e levado para a Praça Mauá. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), ele ficará na Avenida Rodrigues Alves até o início do ano que vem para passar por testes estáticos e dinâmicos.

“E eis q o VLT faz sua primeira parada na Praça Mauá!”, escreveu Paes, que divulgou ainda uma imagem do interior do trem do VLT, que lembra um vagão de metrô.

O VLT, espécie de bonde moderno, tem previsão de ficar pronto em 2016, e deve interligar o Aeroporto Santos Dumont com o centro. Ao todo, serão 28 quilômetros de extensão, com quatro estações fechadas (Rodoviária, Central, Barcas e Aeroporto), 28 paradas e seis linhas em funcionamento. A previsão é que 300 mil pessoas usem o transporte por dia. Haverá integração com trens, barcas e metrô.

E já existem planos de expandir o projeto para a Zona Sul. A ideia seria ligar a região do Aterro e da Glória à Gávea, passando por Flamengo, Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico. O projeto, que ainda terá de ser detalhado, faz parte de um programa de investimentos que a prefeitura está lançando este mês, para ser executado a partir do ano que vem.

Prefeito publicou foto do VLT no fim da noite desta quinta-feira (15) (Foto: Reprodução / Instagram)

Eduardo Paes mostrou o interior do trem do VLT (Foto: Reprodução / Instagram)

Fonte: O Globo, 16/10/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima