SuperVia e TetraPak trocam embalagens descartáveis por caixas de leite e telhas para residências da Zona Norte do Rio

As embalagens longa vida, normalmente descartadas após seu uso, terão uma função mais nobre nos bairros de Costa Barros e Deodoro, na Zona Norte do Rio. O projeto “Coleta Voluntária”, fruto de uma parceria entre SuperVia e TetraPak, vai reverter o material acumulado por moradores em caixas de leite e telhas para as residências locais. A população terá seis meses para contribuir com a ação.

As telhas ecológicas, que têm duração de dez anos, melhor absorção de calor e são impermeáveis, serão produzidas pela TetraPak com os próprios materiais doados e o transporte entre os pontos de coleta e a fábrica da empresa será realizado pela SuperVia. A concessionária também está realizando palestras de conscientização sobre a importância do envolvimento da comunidade no projeto em apresentações realizadas nas escolas da região e com a distribuição de material informativo, que também será disponibilizado em uma feira de artesanato, em Costa Barros, no dia 14 de novembro. Na ocasião, a população poderá conhecer as telhas produzidas e saber como participar da ação.

A tecnologia utilizada pela TetraPak aproveita as principais características das embalagens, como durabilidade e impermeabilidade, para a produção de telhas de alta eficiência. Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) afirmam que elas são capazes de bloquear 30% a mais de calor em relação às telhas convencionais e especialistas indicam, ainda, que elas são mais leves, proporcionando economia na estrutura do telhado e evitando riscos de propagação de fogo e de som. Com vida útil de dez anos, as telhas não acumulam água e impedem, com isso, o surgimento de mofo e a proliferação de mosquitos da dengue, por exemplo.

Além do benefício para as comunidades, a reciclagem desses materiais representa um importante ganho para o meio ambiente, uma vez que, se descartadas na natureza, as embalagens longa vida podem levar cerca de 180 anos para se decompor.

 

Postos de coleta:

 

Deodoro

Escola Madre Benedita (Rua Osman Lins)

Escola Juracy Silveira (Rua Pastor Jose Ramalho)

Comunidade do Triângulo (Rua Tiradentes)

Comunidade do Triângulo (Ponto embaixo do viaduto da Avenida Brasil)

 

Costa Barros

ONG Projeto Recriando Raízes (Rua Imbimirim, 151)

 

Fonte: SuperVia, 09/11/2015

CDN Comunicação
 

Deixe um comentário

Rolar para cima