VLT passa por teste com passageiros no Centro do Rio

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) começa a circular no primeiro semestre do ano que vem no Centro do Rio, mas neste sábado (21), algumas pessoas já conseguiram experimentar o novo transporte, entre eles uma equipe do RJTV.

O “bonde do futuro” tem capacidade para 420 passageiros e velocidade média do VLT é de 15 km/h — onde houver muito pedestre a velocidade será ainda menor. Na Praça Mauá, por exemplo, ele não passará de 5 km/h.

Há previsão de seis linhas entre o Centro e Zona Portuária. A primeira vai da rodoviária até o aeroporto Santos Dumont, passando pela nova Praça Mauá. A expectativa é que ele entre em operação no primeiro semestre de 2016.

A prefeitura ainda não decidiu o preço da passagem, mas garante que será uma forma diferenciada de pagar o transporte e quem não pagar será multado. “Aqui é uma coisa de mudança cultural. A gente vai ter um tipo de fiscalização, de acompanhamento, monitoramento, mas a gente quer apostar nessa coisa do respeito ao cidadão. No final do dia, quando você dá prejuízo ao poder público, não é o prefeito que paga, quem paga é a população”, garantiu Eduardo Paes, que postou uma foto em seu Facebook supostamente pilotando a composição. “O primeiro passeio pilotando o VLT a gente nunca esquece”, escreveu, na legenda.

Após a primeira viagem deste sábado com a presença do prefeito, mas assim que ele foi embora, um grupo que estava passeando pela Praça Mauá conseguiu entrar e virou o primeiro teste com passageiros. “A gente impôs aí e ele abriu e, graças a Deus, deu para a gente entrar”, afirmou Catarina Schumann. “Muito confortável, não está indo rápido demais, é bonita a vista aqui”. 

Fonte: G1, 23/11/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima