Praça do Trem, no Engenho de Dentro, será entregue ainda este ano

RIO – A Praça do Trem, no Engenho de Dentro, deve ficar pronta até o fim deste ano. O espaço, que terá aproximadamente 35 mil metros quadrados, faz parte do projeto de revitalização do entorno do estádio João Havelange, o Engenhão, que receberá competições nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

O projeto da praça, que será o principal acesso ao estádio, foi elaborado pela equipe técnica do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Três antigos galpões onde funcionavam as Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro, tombados pela prefeitura, foram restaurados. O prédio administrativo abrigará a futura Nave do Conhecimento Olímpica – equipamento que integrará a última etapa de entrega da obra, prevista para ocorrer em 2016. A ideia é valorizar a história ferroviária local.

Praça do Trem, no entorno do Estádio João Havelange, o Engenhão – Secretaria municipal de Obras / Divulgação

A iluminação da praça será toda automática, feita por células fotoelétricas, que acionam o comando elétrico quando a necessidade é identificada. Ao todo, segundo a secretaria de Obras, serão 291 luminárias led e 130 luminárias de piso (vapor metálico). Toda a fiação, no entanto, será invisivel para os pedestres. Os 15 quilômetros de dutovias de fibra ótica serão enterrados com o objetivo de ‘melhorar a estética urbana, minimizando a poluição visual nas ruas’.

Com a obra, a prefeitura espera estimular a prática de exercício ao ar livre de moradores do entorno na praça. O local também será totalmente arborizado. Ao todo, segundo a secretaria, serão plantadas 90 árvores. O desenho de piso vai orientar o fluxo de pessoas às entradas do estádio, e indicará a circulação através das estruturas históricas.

De acordo com a secretaria municipal de Obras, o investimento total nas intervenções é de R$ 115,6 milhões. Além da Praça do Trem, o projeto inclui ainda a reurbanização das ruas no entorno imediato do estádio, além da execução do Programa Bairro Maravilha em 32 ruas da região.

Fonte: O Globo, 01/12/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima