RIO- O ano de 2016 começará com novas mudanças no trânsito do Centro, para permitir que o trecho da Avenida Rio Branco entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia seja bloqueado em definitivo ao tráfego de veículos (exceto as composições de VLT e bicicletas). O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta quinta-feira no “RJ-TV” que, em janeiro, terá início a implantação do projeto para construir o chamado Boulevard Rio Branco, como parte das mudanças urbanísticas da cidade para as Olimpíadas, em agosto. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), o bloqueio começará no dia 16 de janeiro.
Foto: Divulgação
No futuro Boulevard Rio Branco, estão localizados, num trecho de 750 metros, prédios de interesse histórico e cultural, como o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes. Ali, pedestres vão dividir o espaço com as linhas do VLT e bicicletas que circularão numa ciclofaixa próximo ao canteiro central. O lugar terá calçamento de paralelepípedos, passagens de pedestres em granito e trechos gramados.
No dia 16 de janeiro, o projeto prevê mudanças na circulação da Avenida Nilo Peçanha, entre as avenidas Rio Branco e Graça Aranha, que terão o sentido do tráfego invertido para que o trânsito seja direcionado no sentido Avenida Beira-Mar. Ao chegar à Nilo Peçanha, o fluxo desses veículos será dividido entre vias paralelas, como a Avenida Graça Aranha, de onde os motoristas poderão acessar, por exemplo, o Aterro do Flamengo.
Até o dia 30 de abril, outras mudanças no trânsito serão feitas, em data ainda não definida, em mais dez vias da cidade: Rua da Carioca; Rua da Assembleia; Avenida Presidente Antônio Carlos; Rua Araújo Porto Alegre; Rua Senador Dantas; Rua do Passeio; Rua Luis de Vasconcelos; Avenida Mestre Valentim; Avenida Teixeira de Freitas e Avenida República do Paraguai.
As mudanças exigirão a implantação de novas sinalizações, incluindo pintura de faixas, além da instalação de novas placas de orientação e sinais. À medida que cada mudança ocorrer, os motoristas serão informados por painéis de mensagens, operadores de tráfego e faixas afixadas nas proximidades das vias atingidas. Pontos de coletivos também serão alterados. Os ônibus do consórcio Intersul seguirão para os terminais Padre Henrique Otte (próximo à Avenida Rodrigues Alves) e Procópio Ferreira (Central do Brasil). Os do Internorte, para o terminal Misericórdia (na Avenida Churchill). Já os ônibus do consórcio Santa Cruz serão destinados ao terminal Procópio Ferreira, enquanto os do consórcio Transcarioca se dividirão entre os terminais Padre Henrique Otte e Misericórdia. As linhas intermunicipais seguirão para os terminais Menezes Cortes e Américo Fontenelle.
Com as mudanças, a circulação de carros, ônibus e táxis será permitida apenas no trecho da Avenida Rio Branco entre a Praça Mauá e a Nilo Peçanha. Além do VLT (no lado ímpar da via), será criada uma faixa seletiva para os ônibus das linhas troncais da Zona Sul e duas faixas destinadas a carros.
A previsão é que as obras na Rio Branco terminem até abril de 2016, com a implantação de uma primeira linha de VLTs entre a Rodoviária e o Aeroporto Santos Dumont. A linha Central-Praça Quinze fica para o segundo semestre.
Fonte: O Globo, 18/12/2015
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