RIO – Os testes finais para pôr o VLT do Centro em operação mal começaram, e os planos da prefeitura para implantar uma nova linha do bonde moderno até a Zona Sul já estimulam debates entre especialistas em mobilidade urbana e representantes da sociedade civil. Para especialistas, o VLT poderia ser uma opção importante para tirar carros das ruas e não dispensaria a expansão do metrô a partir da Estação Gávea, que faz parte da Linha 4 e só deverá ser inaugurada ano que vem. Muitas associações de moradores da Zona Sul, por sua vez, temem problemas no trânsito devido à adaptação das vias para o novo transporte e reivindicam a expansão do metrô da Gávea rumo ao Centro ou a Botafogo.
O VLT circula pela Avenida Rio Branco durante um dos testes – Foto: Custódio Coimbra – O Globo
A implantação do VLT seria uma opção mais barata do que o metrô e exigiria menos tempo de execução. Além disso, muitas cidades do mundo estão optando por essa alternativa, num esforço para tentar retirar carros das ruas, reduzindo o caos no trânsito. Por outro lado, o VLT teria velocidade menor, porque teria que cruzar várias vias com sinais entre o Centro e a Zona Sul. Por circular em galerias subterrâneas, o metrô ganha em rapidez.
Fonte: O Globo, 06/03/2016
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