Linha 4 corre risco de não ficar pronta a tempo

RIO – Faltando menos de cinco meses para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o risco de a Linha 4 do metrô (Praça General Osório-Jardim Oceânico) não operar durante o evento é elevado, segundo fontes ouvidas pelo GLOBO. Os trabalhos prosseguem em ritmo acelerado, praticamente 24 horas por dia, sete dias por semana, para, pelo menos, garantir a conexão entre Zona Sul e Barra, mesmo com algumas estações fechadas e limitação drástica do número de passageiros.

O esforço, no entanto, não é garantia de sucesso. O martelo será batido em menos de um mês. No dia 15 de abril, o governo do estado deverá informar ao COI se o metrô vai operar ou não. Se não houver garantias até lá, o plano B da prefeitura entra em vigor, com a adoção de uma linha temporária de BRT fazendo o serviço, conforme O GLOBO revelou em fevereiro.

 

Consultores de outros países, que estão no Rio apenas para monitorar o avanço dos preparativos, já receberam informes contundentes de que não haveria metrô. A conversa de bastidor aponta que não há mais tempo para entregar a obra, considerando aspectos sobre os quais nenhum engenheiro seria capaz de atuar, como o tempo de secagem do concreto.

A Secretaria estadual de Transportes informou na quinta-feira que desconhece o teor desses “informes”. Ressaltou ainda que as obras de implantação da Linha 4 do metrô seguem dentro do cronograma e chegam a 90% de conclusão. “Faltam escavar apenas 113 metros de túneis, com o tatuzão, para finalizar o eixo Barra-Ipanema. (…) Já são mais de 20 quilômetros de trilhos instalados, restando apenas três quilômetros para a conclusão deste serviço”, afirmou trecho da nota.

TREZENTOS MIL USUÁRIOS POR DIA

A nota do estado diz ainda que as obras civis da ponte estaiada, construída sobre a Lagoa da Tijuca, estão finalizadas. Na última semana, os operários terminaram a colocação dos trilhos e executaram a última concretagem das vias por onde os trens vão passar. Também foi iniciada a instalação do sistema de sinalização em toda extensão da ponte.

Procurada, a assessoria de imprensa da Linha 4 também afirma que o cronograma está em dia.

A Linha 4, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico.

Fonte: O Globo, 18/03/2016

 

4 comentários em “Linha 4 corre risco de não ficar pronta a tempo”

  1. Pingback: psychedelic mushrooms location colorado

  2. Pingback: ks pod

  3. Pingback: ทีเด็ดฟุตบอล

  4. Pingback: Read Full Report

Deixe um comentário

Rolar para cima