VLT – Pedestres devem redobrar a atenção

RIO – Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção nesta segunda-feira no Centro do Rio, devido à circulação do Veículo leve sobre trilhos (VLT), que tem seu primeiro dia útil de funcionamento. Nesta primeira semana, a circulação vai acontecer de meio-dia às 15h, da Parada dos Museus ao Aeroporto Santos Dumont, com meia hora de intervalo entre as viagens. Na segunda semana, o horário de circulação será estendido em uma hora, das 11h às 15h. O trajeto completo da linha, que ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, só será realizado na quinta semana, quando o VLT passará a operar também nos finais de semana, das 9h às 17h, com cinco trens, parando em 19 estações com intervalos de 15 minutos. Até o dia 1º de julho, segundo a prefeitura, não haverá cobrança de passagem. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio cartão dentro do trem, e a tarifa terá o mesmo valor dos ônibus municipais: R$ 3,80. O sistema aceitará o Bilhete Único, que permite fazer duas viagens ao custo de uma só. Se o VLT for a terceira viagem, o valor da tarifa cairá para R$ 2,10. Cada composição terá capacidade para até 420 pessoas.

A operação 24 horas por dia ficará para depois das Olimpíadas. Durante os Jogos, a linha funcionará das 6h até meia-noite. Haverá ainda um serviço especial com três VLTs entre a Parada dos Navios (em frente ao terminal de passageiros do Porto) e o Santos Dumont. No segundo semestre, estão programados para serem entregues outras dez estações e o trecho que ligará a Central do Brasil à Praça Quinze. A terceira linha, da Central à Cinelândia, só deve ser inaugurada em 2017, com a conclusão das obras na Avenida Marechal Floriano. Serão, no total, 28 quilômetros de trilhos, 32 estações e 32 trens, com capacidade para transportar 300 mil pessoas diariamente.

Neste domingo, dia da inauguração do VLT, apesar do tempo chuvoso, os cariocas compareceram ao evento. Antes da cerimônia, uma roda de samba animou o ‘esquenta’ da saída do primeiro carro, estacionado no Armazém da Utopia, na Zona Portuária.

Durante o evento, o novo secretário de Governo, Rafael Picciani, confirmou que batedores vão atuar na fase inicial de operação do modal para orientar a população e evitar acidentes. Ele admitiu que o cruzamento entre a Avenida Rio Branco e a Presidente Vargas é a que mais inspira preocupação.

REORGANIZAÇÃO DO TRÁFEGO

Desde sábado, o Passeio Público voltou a ter sua configuração original. As ruas Mestre Valentim (pista junto ao Passeio Público), do Passeio (entre Avenida Teixeira de Freitas e Rua Senador Dantas) e a Avenida Luís de Vasconcelos tiveram sentido de tráfego invertido. Já a Rua Teixeira de Freitas, entre as avenidas Augusto Severo e Mem de Sá, voltou a ter dois sentidos.

O ponto de ônibus localizado na Rua do Passeio, na altura da Rua das Marrecas, foi transferido para o outro lado da via, sentido Castelo. Na Rua Teixeira de Freitas, na pista sentido Avenida Mem de Sá, será criado um ponto de ônibus para atender as linhas que seguem em direção à Lapa. As linhas Troncal 5, 107, Troncal 8, 309, 350, 472 e 2014 provenientes da Avenida Presidente Wilson, com destino à Avenida Augusto Severo, deixou de passar pela pista esquerda, e passou a trafegar pela pista direita, no trecho da Rua Mestre Valentim. As linhas 247 e 517 ganhou novos pontos reguladores na Rua do Passeio.

As linhas 2303 e 2308 tiveram mudanças apenas nos pontos terminais, que foram transferidos da Avenida República do Chile para a Avenida Presidente Vargas.

Fonte: O Globo, 06/06/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima