Rede metroferroviária deve expandir 50 km em 2016

Apesar do baixo percentual de crescimento da extensão operacional nos últimos anos, 2016 deve despontar como um dos melhores para a expansão dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil. Estão previstas as inaugurações da Linha 4 do Metrô da cidade do Rio de Janeiro (RJ), a primeira etapa do VLT da zona portuária e central do município do Rio de Janeiro, a extensão do VLT da Baixada Santista, e a primeira fase da Linha 2 do Metrô de Salvador, que juntos somam 50,2 km em novas linhas.

As informações fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2015/2016, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A entidade divulga anualmente os números do setor e as tendências para o transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Embora o cenário seja otimista, a ampliação da rede brasileira de transporte de passageiros sobre trilhos vem se mantendo em ritmo lento. Em 2015, os sistemas em operação foram ampliados em 10,4 km, número três vezes menor do que o crescimento registrado em 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Já considerando essa expansão, o Brasil consolida 1.012 km em trilhos urbanos, apresentando crescimento próximo a 1%.

Em 2015, foram concluídos a Linha 1 do Metrô de Salvador (BA) e o primeiro trecho do VLT da Baixada Santista (SP). As duas linhas estão em operação comercial desde janeiro deste ano.

“O momento econômico do Brasil contribuiu de forma decisiva para a desaceleração da execução de obras e projetos de infraestrutura. A ANPTrilhos defende que os governantes priorizem os projetos e obras de transporte de passageiros sobre trilhos já em andamento, buscando garantir a sua continuidade e os benefícios que a implantação desses sistemas gerará para a mobilidade das cidades e para seus usuários”, explica Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos.

O documento completo do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2015/2016 está disponível no site da ANPTrilhos – www.anptrilhos.org.br .

Fonte: ANPTrilhos, 15/06/2016

1 comentário em “Rede metroferroviária deve expandir 50 km em 2016”

  1. Pingback: Dnabet

Deixe um comentário

Rolar para cima