A SuperVia reformou e entregou aos seus passageiros, a Estação Olímpica de Engenho de Dentro, estação que receberá a metade dos passageiros que usará o trem como meio de transporte durante os Jogos Olímpicos e 82% dos passageiros nos Jogos Paralímpicos. Participaram da cerimônia de reinauguração o presidente da SuperVia, José Carlos Prober, diretores da concessionária, o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, e o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola. As obras de melhorias contemplaram a reforma do mezanino antigo com acessibilidade plena e construção de um novo mezanino, mais próximo ao estádio Nilton Santos (Engenhão), instalação de cinco elevadores para ligar o novo mezanino às plataformas, construção de rampas de acesso pela Rua Arquias Cordeiro e Av. Amaro Cavalcanti, nivelamento das plataformas, reforma dos banheiros, revitalização da iluminação em LED e implantação de sistema de captação e reuso da água pluvial. A cobertura da estação, que é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, também passou por um processo de revitalização, obedecendo aos critérios de restauração estabelecidos pelo órgão. A estação irá atender o público que for ao Estádio Olímpico/Engenhão, além de possibilitar a integração entre os ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri.
Esta é a quarta entrega do pacote de obras olímpicas da SuperVia, que contempla a reforma de outras cinco estações consideradas estratégicas para os jogos: São Cristóvão e Deodoro (ambas estão em fase final de reforma), e Ricardo de Albuquerque, Magalhães Bastos e Vila Militar (entregues em fevereiro, junho e julho, respectivamente). O valor total do investimento da concessionária é de R$ 250 milhões.
“A estação Engenho de Dentro é significativa para o evento, pois receberá a maior parte do público dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para assistir às competições de atletismo e partidas de futebol, além de integrar três grandes ramais (Santa Cruz, Japeri e Deodoro). Ela foi contemplada por nós com uma importante rampa de acesso que levará os espectadores dos jogos olímpicos diretamente do novo mezanino da estação até a área do Engenhão, com conforto e segurança. Além disso, as obras duplicaram a capacidade da estação, que agora pode receber até 26 mil passageiros por dia”, ressalta José Carlos Prober, presidente da SuperVia.
A previsão da concessionária é que no período dos Jogos sejam ofertados 3 milhões de lugares nos trens, diariamente, em cerca de 1.600 viagens. Além das seis estações olímpicas, as estações Central do Brasil, Intermodal Maracanã e Madureira – reformadas e com acessibilidade plena – também serão fundamentais para o atendimento ao público durante o evento.
Atendimento durante os jogos
Estações Maracanã e São Cristóvão
Estádio Maracanã/Maracanãzinho
Estação Olímpica de Engenho de Dentro
Estádio Olímpico João Havelange/Engenhão
Estações Deodoro e Madureira
Integração entre ramais
Estações Vila Militar e Magalhães Bastos
Complexo de Deodoro (Estádio de Deodoro, Arena da Juventude, Centro Aquático, Centro Olímpico de Hipismo, Centro Olímpico de Tiro, Centro Olímpico de Hóquei)
Estação Ricardo de Albuquerque
Complexo de Deodoro (Parque Radical)
Fonte: Imprensa SuperVia, 13/07/2016