Assunto que envolve toda a população que depende de transportes públicos foi abordado em palestra do professor de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Fernando Mac Dowell.
Com o tema “Mobilidade urbana, análise sistêmica das tecnologias”, a palestra atraiu um grande público no auditório da Aenfer na manhã do dia 14 de julho.
Mac Dowell apontou diversos equívocos no transporte público do Rio de Janeiro. Para ele, o BRT (Transporte Rápido de Ônibus) não teve um planejamento adequado e considera um erro a escolha desse modelo para atender a demanda.
“Apenas três anos depois de entrar em operação, o Transoeste já está em colapso. Atualmente, circulam no corredor uma média de 17 mil passageiros no horário de pico e o limite é de 15 mil passageiros”, disse o engenheiro.
O palestrante lembrou ainda que, desde sua implantação, cerca de 20 pessoas foram a óbito, vítimas de atropelamentos pelo BRT.
Prof.Dr. Fernando Mac Dowell
Vale ressaltar que esse modelo foi implantado pela primeira vez na cidade de Curitiba em 1979, o que significa que chegou com quase 40 anos de atraso na capital fluminense.
Público da Aenfer
Convidado pelo governo federal para a elaboração do plano B das Olimpíadas, Mac Dowell disse que a ideia era, através de Parcerias Público Privadas (PPPs), implantar na cidade o aeromóvel, transporte urbano automatizado, movido a ar, de fabricação nacional.
Metrô
Doutor em Engenharia de Transportes, o palestrante também fez críticas sobre a linha 2 do metrô e falou sobre a superlotação. Segundo ele, a taxa chega a oito pessoas por metro quadrado na hora do rush. Disse ainda que foi diminuída a capacidade, atualmente opera com 88% e o governo dispensou o piloto automático sem diminuir a tarifa. Ele achou um despropósito a empresa precisar quebrar todas as plataformas para receber os trens chineses porque o gabarito não foi passado para o fornecedor que fabricou os trens.
VLT
Para o engenheiro, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) começou com uma série de problemas a começar com a forma de que foi realizada a concessão. Se a demanda não for satisfatória, corre o risco de parar, avalia. Ele reconhece que sob o ponto de vista da praticidade é um bom transporte, mas demonstrou preocupação no caso de alagamentos em dias de chuva, levando-se em consideração que a energia é alimentada no solo, pelos trilhos.
Mac Dowell mostrou tecnologias que podem ser utilizadas e a capacidade de cada um para atender a população.
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