01/09/2016 – Aenfer realiza evento de Posse da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal e Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin

A solenidade de posse da nova Diretoria Executiva aconteceu na manhã desta quinta-feira (01/09) no auditório da Aenfer e reuniu grande público. Com a chapa única “Avante Aenfer”, a engenheira Isabel Cristina Junqueira de Andréa ocupará a Presidência, junto com o vice-presidente, engenheiro Alexandre Júlio Lopes de Almeida e com os diretores engenheiros Aldo Paschoal Gama Signorelli, Aramis Porto Lussac Filho, Francisco José Azevedo Bottino, Helio Suêvo Rodriguez, Marcelo Freire da Costa, Maria das Flores de Jesus Ferreira e a assistente social Telma Regina Jorge da Silva. Vale ressaltar que os engenheiros da Diretoria que se despede, Aldo Paschoal e Helio Suêvo continuarão nesta nova gestão na mesma função (Financeiro e Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária, respectivamente). Maria das Flores assume a diretoria Administrativa. A sessão solene empossou também um terço dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

Clique nas fotos para ampliá-las
slide
Diretoria Executiva da Aenfer set/2016 a set/2019 – pres. eleita, Isabel Junqueira com os diretores: Telma Regina, Marcelo Costa, Helio Suêvo, Aramis Lussac , Francisco Bottino e Maria das Flores

 

0

A engenheira Mônica Baggetti conduziu o cerimonial, sendo a mesa formada pelo presidente que terminou o mandato, Luiz Euler Carvalho de Mello, a presidente eleita Isabel Cristina Junqueira de Andréa, o engenheiro Armando Meton Alencar Fialho, o vereador Mário Júnior e o inventariante da extinta RFFSA engenheiro Manoel Geraldo Costa.

1

A solenidade começou com a entrega da Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin ano XIX e laureou personalidades importantes do setor ferroviário.

A Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin é uma homenagem aos melhores do âmbito ferroviário que contribuíram para o progresso, a valorização e a preservação da memória ferroviária brasileira e na luta pela defesa dos interesses da classe. Ela existe desde 1998. Este ano, os condecorados foram:

Engenheiro Carlos Alberto de Oliveira Joppert – Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis. Em 1969 ingressou na Central Elétrica de Furnas onde trabalhou na Construção da Usina Hidrelétrica de Estreita em Pedregulho-SP. Admitido na RFFSA em dezembro de 1969, trabalhou como engenheiro auxiliar no Depósito de Locomotivas de Conselheiro Lafayete – MG; Foi chefe do Depósito de Locomotivas de Barra do Piraí-RJ, de 1973 a 1977; Inspetor de Tráfego e Movimento em Juiz de Fora; Chefe do Departamento de Estudos Comerciais da SR-2; Superintendente de Planejamento da SR-3;

2

O pres. Euler entrega ao homenageado Joppert a Condecoração com o eng.º  Luiz Antônio Fazza

Aposentado pela RFFSA em 30 de novembro de 1996; Um dos fundadores da Aenfer e conselheiro por diversos mandatos. Ex-diretor Financeiro da Federação Interestadual do Sindicato de Engenheiros (Fisenge); Ex-diretor e conselheiro do Crea-MG; Diretor do Senge-MG; Presidente da Associação dos Profissionais Universitários da SR3 (APU) de 1995 a 1996; Responsável Técnico da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Amigos do Trem.

Engenheiro Edison Araújo Russo – RFFSA – AG, Aposentado, admitido como sócio efetivo na AECB em 23/03/1977; Trabalhou na fábrica de locomotivas GE; Trabalhou no Verolme Estaleiros Reunidos do Brasil, de 1975 a 1976; Admitido na RFFSA em 1976, trabalhou nos seguintes locais e funções: Oficina de Locomotivas de Conselheiro Lafayete-MG; Oficina de Locomotivas de Cachoeira Paulista-SP; gerente de Material Rodante na Unidade de Vagões, Gerente da Unidade de Instalações Fixas e Equipamentos; Assessor do Departamento de Suprimentos da RFFSA; Ativo participante da ABNT nas seguintes comissões: estudo de truques, engates e aparelhos de choque e tração; estudos de vagão, estudos de locomotivas, estudo de freios; comissão técnica consultiva; diretor do Senge-RJ; diretor da AECB; diretor da Aenfer; diretor da Associação de Empregados das Empresas Ferroviárias. Um dos idealizadores da fusão das Associações de Engenheiros Ferroviários, que deu origem à Aenfer.

 3
Engº Euler ao lado do homenageado Edison Russo, faz a entrega com o eng.º Bosco Setti

Arquiteta Leiko Hama Motomura – Profissional liberal, Arquiteta e empresária, diretora da empresa Amima Arquitetura. Ganhadora do concurso instituído pela RFFSA em 17/08/1966 para escolha do logotipo (marca símbolo) da empresa.

 4
Chefe de gabinete da extinta RFFSA eng.º Flávio Rabello entrega a premiação para a homenageada, arquiteta Leiko ao lado do pres. Euler

Engenheiro Luis Cesario Amaro da Silveira – Nasceu no Rio de Janeiro, onde se formou pela Escola Nacional de Engenharia. Ainda estudante, em 1950, começou como auxiliar de engenheiro do Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF), que depois foi extinto. Logo após a formatura, em 1951, foi admitido pela Companhia Industrial de Viação e Engenharia, da qual chegou a ser diretor, que prestava serviços de engenharia para o governo. Posteriormente, tornou-se vice-presidente, por mais de 20 anos, da Companhia Industrial Santa Matilde, com fábricas em Conselheiro Lafayete (MG) e Três Rios (RJ), onde eram produzidos vagões de carga e trens de subúrbio. Luis Cesário continuou a atuar na indústria ferroviária ao longo das décadas de 1970 e 1980, sempre lutando pela recuperação do sistema e pela participação da indústria ferroviária brasileira no mercado internacional. Os sistemas de carga e de passageiros, para ele, são indispensáveis ao desenvolvimento do país. Luis Cesário faz parte do setor há 60 anos. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – Abifer, até 2009, do Departamento de Máquinas Agrícolas do Sindimaq/Abimaq, diretor do Simefre – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários. Foi, também, vice-presidente da Companhia Meridional de Equipamentos Ferroviários. Hoje é consultor da Abifer. Ao longo de sua vida profissional, sempre na iniciativa privada, lutou pela ferrovia nacional.

5

O engenheiro Rubem Eduardo Ladeira entrega a comenda ao homenageado, engº Luis Cesario junto com engº Euler

Ex-presidentes da AENFER passam a ser conselheiros vitalícios

A sessão solene também foi para premiar os ex-presidentes da AECB, AECBTU e Aenfer, na qualidade de conselheiros vitalícios, aprovada pelo Conselho Deliberativo. Receberam essa condição os ex-presidentes:

AECB: Roberto de Almeida Luiz e Pedro Galvão França;

AECBTU: Julio Cesar Fontes Monnerat, Oberlam Moreira Calçada e Marcio Cazelli;

AENFER: Luiz Carlos Martins Lino da Silva; Rubem Eduardo Ladeira; Clarice Maria de Aquino Soraggi; José Ferreira David; Agostinho Coelho Silva; Isabel Cristina Junqueira de Andréa e Luiz Euler Carvalho de Mello que deixa a Presidência e receberá também a premiação.

6

Presentes na cerimônia os engenheiros Isabel Junqueira, Luiz Euler, Julio Cesar Monnerat e Rubem Ladeira

A cerimônia prosseguiu com o discurso de despedida do engenheiro Luiz Euler como presidente da Aenfer. Em seu pronunciamento agradeceu a Deus por permitir  sua participação em integrar a composição da Diretoria que exerceu o mandato 2013 a 2016 e que, apesar das dificuldades, todos se empenharam na busca do bom resultado.

7

– Enfrentamos e transpusemos muitos obstáculos. Perdemos nosso colega e amigo, De Luca, insubstituível. Demos o nosso melhor para deixar aos sucessores a nossa contribuição, disse Euler.

O engenheiro também falou que só quem conhece cada um desses diretores sabe do privilégio que é fazer parte desse grupo.

Logo após foi realizada a posse da Diretoria Executiva do triênio setembro de 2016 a setembro de 2019 e de um terço do Conselho Deliberativo composto pelos engenheiros associados efetivos Gabriel de Souza Lino, João Bosco Setti, José Roberto Martins Pataro, Lilian Borges Scuett, Luiz Antônio de Araújo Bordallo e Roberto Biondo. Também nesse momento foi empossado o conselheiro Fiscal Aldo de Souza.

slide 8

Diretoria da Aenfer e Conselhos

Agradecido e emocionado, o engenheiro Gabriel de Souza Lino, conselheiro mais votado, fez seu pronunciamento em nome dos conselheiros efetivos.

9

O advogado Marcelo do Valle Pires e o administrador Odorico Francisco de Oliveira foram empossados na qualidade de conselheiros especiais e coube ao mais votado, Marcelo Pires fazer seu pronunciamento.

10

A cerimônia de posse terminou com o discurso da presidente Isabel Cristina Junqueira de Andréa. Ela parabenizou a Diretoria que terminou seu mandato pelos incessantes esforços e enorme dedicação à Aenfer nestes últimos três anos.

11

Ao final da solenidade, a Aenfer ofereceu um coquetel ao público presente para a comemoração da posse da nova Diretoria e Conselhos Deliberativo e Fiscal e aos homenageados do dia.

12 13 14 15

16 17 18 19

20 22 23 24

 

1 comentário em “01/09/2016 – Aenfer realiza evento de Posse da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal e Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin”

  1. Pingback: Condo close to the sea

Deixe um comentário

Rolar para cima