Metrô anuncia fim da linha de ônibus mas volta atrás

Enquanto a Estação Gávea, que também faz parte da Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra), não fica pronta, passageiros que utilizam o serviço de ônibus operado pela concessionária, chamado de Metrô na Superfície, estão apreensivos com uma possível desativação da linha Ipanema-Gávea em dezembro, que chegou a ser anunciada pela Metrô Rio em sua página no Facebook. Ao responder a uma pergunta de um usuário sobre o assunto, a concessionária disse que a linha Ipanema-Barra seria desativada e que somente a linha Botafogo-Gávea seria mantida. Um abaixo-assinado contra mudança foi criado no site Change.org e já reúne 262 apoiadores, preocupados com o fim do serviço.

Nesta quinta, ao ser questionada pelo GLOBO, a Metrô Rio voltou atrás. Em nota, disse que, no momento, não há previsão de suspensão ou alteração de nenhuma das duas linhas do Metrô na Superfície (Botafogo-Gávea e Ipanema-Gávea). Segundo a concessionária, a média diária de passageiros que utilizam o serviço é de cerca de 20 mil e, caso haja alguma mudança, os usuários serão informados.

O secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, disse, por su vez, que a orientação era para que o metrô reduzisse o percurso da linha Ipanema-Gávea, que passaria a funcionar a partir da Estação Antero de Quental, no Leblon, e não mais na General Osório, em Ipanema. Segundo ele, essa proposta está sendo discutida entre a concessionária e a Secretaria municipal de Transportes, que também disse, em nota, que “não há nenhuma mudança prevista nas linhas de Metrô na Superfície”. Vieira tranquilizou os passageiros, dizendo que “não haverá desassistência” e que, se não houver o serviço partindo da Antero de Quental, a operação continuará sendo feita a partir da General Osório.

Autora do abaixo-assinado, a analista de recursos humanos Patrícia Queiroz reclamou da falta de transparência da concessionária.

— Primeiro, dizem uma coisa. Depois, outra. Não dá para acreditar no que prometem, vide o que fizeram com a estação da Gávea, que não ficou pronta. Ficamos inseguros. Com a abertura da estação Antero de Quental, pego o ônibus, salto nessa estação e economizo vinte minutos de viagem. Isso é muito bom. Não podem tirar esse ganho da gente — cobrou.

Prevista inicialmente para ser inaugurada antes dos Jogos Olímpicos, a Estação da Gávea teve sua abertura adiada para o primeiro trimestre de 2018, conforme revelou O GLOBO em março deste ano ao analisar um pedido de empréstimo do governo do estado.

Fonte: O Globo, 21/10/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima